Dados do Trabalho
Título
Avaliação do Ganho de Massa Muscular com a Melhora da Quantidade e Qualidade de Sono em Atletas Amadores de Crossfit
Introdução e Objetivo
Nas últimas décadas, o número total de horas dormidas das pessoas diminuiu. Situações laborais associado ao uso excessivo de telas (celular, tablets e computadores), principalmente no período noturno, contribuem de forma importante para essa situação
Distúrbios do sono estão diretamente relacionados com alterações metabólicas, podendo causar aumento da incidência de algumas doenças crônicas, como hipertensão, diabetes mellitus do tipo 2, depressão, obesidade e câncer. Também estão associados à alteração do humor, distúrbios hormonais e alterações do sistema imunológico.
Objetivo: avaliar o ganho de massa muscular com a melhora da quantidade e qualidade do sono em atletas de Crossfit
Casuística e Método
Estudo duplo-cego, aleatorizado, placebo controlado. Os voluntários foram divididos em 02 grupos: o grupo experimental que recebe cápsulas contendo 3mg de melatonina + 1200mg de GABA (ácido gama aminobutírico) (Active Pharmaceutica) e o grupo controle que recebia placebo (1g de maltodextrina).
Foram selecionados 24 voluntários que frequentavam o mesmo box de crossfit, de ambos os sexos, com idade entre 25 e 35 anos, com IMC entre 20 e 24,9kg/m2, com queixa de dificuldade de iniciar o sono, apresentando um tempo total de sono menor que 6hrs por noite. As cápsulas eram exatamente iguais. O consumo das cápsulas ocorria às 22:00hrs, diariamente, durante 08 semanas.
Todos os voluntários tinham uma dieta prescrita pela mesma nutricionista, com distribuição de macronutrientes de 2g de proteína por kg de peso, 4g de carboidrato por kg de peso e 1,2g de lipídios por kg de peso.
Todos os voluntários foram avaliados pelo o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI) para comparação antes e depois da intervenção
As aferições corporais foram realizadas por 02 profissionais da saúde: um nutricionista (avaliador 1 – Av. 1) e um médico especialista em medicina esportiva e nutrologia (avaliador 2 – Av. 2). Foi utilizado a fórmula de Lee para avaliação da massa muscular de cada voluntário (total massa muscular esquelética)64. Ambos tinham muita experiência na aferição de dobras cutâneas e circunferências. Avaliador 1 utilizou adipômetro cientifico Classic Leitura Direta Sanny® (AD1007-LD) enquanto que o avaliador 2 utilizou adipômetro Harpenden (Harpenden Skinfolg Caliper®). Ambos avaliadores utilizaram trena antropométrica Sanny® (TR4010) para aferições das circunferências.
Resultados
Houve diminuição do PSQI tanto no grupo experimental como no grupo controle. O média de massa muscular inicial do grupo placebo foi de 30,5kgs pelo Av. 1 e 31,1kgs pelo Av.2 enquanto que no grupo experimental foi de 27,9kgs pelo Av.1 e 28,1kgs pelo Av. 2. A média de massa muscula final no grupo placebo foi de 30,4kgs pelo Av. 1 e 30,9kgs pelo Av.2 enquanto que no grupo experimental foi de 28,4kgs pelo Av. 1 e 28,8kgs pelo Av. 2.
O Av. 1 identifica perda de 100g de massa muscular no grupo placebo enquanto que o Av. 2 observa perda de 200g de massa muscular nesse mesmo grupo, no período de 08 semanas. Da mesma forma, o Av. 1 identifica ganho de 500g de massa muscular no grupo experimental enquanto que o Av. 2 observa ganho de 700g de massa muscular nesse mesmo grupo, no período de 08 semanas. Desse modo, encontramos resultados similares dentre os 2 avaliadores
Discussão
O objetivo desse estudo não foi avaliar a eficácia da associação de melatonina 3mg + GABA 1200mg no distúrbio da insônia e sim promover uma intervenção efetiva para o tratamento dessa situação, para posterior avaliação do ganho de massa muscular.
Para o conhecimento desse grupo, este é o primeiro estudo que avalia o ganho da quantidade total de massa muscular com melhora da qualidade e tempo do sono em uma população jovem ativa.
Conclusão
Melhora da qualidade de sono e quantidade de horas dormida causou aumento da massa muscular em atletas amadores que praticam Crossfit
Área
Medicina do Esporte
Autores
Fellipe Pinheiro Savioli, Jan Willem Cerf Sprey, Pedro Baches Jorge