34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

Influência de uma única sessão de exercício aeróbico na concentração de cortisol e na memória

Introdução e Objetivo

O exercício físico é uma das ferramentas não-medicamentosas mais acessíveis e eficientes para promoção e manutenção da saúde. Entre os benefícios de sua prática destacam-se melhorias cardiorrespiratórias, osteomioarticulares, metabólicas e psicossociais. Estudos recentes também têm evidenciado que o exercício aeróbico pode influenciar no aprendizado e na formação/consolidação da memória, devido a processos como a estimulação da neuroplasticidade cerebral, da neurogênese e da proliferação celular. Em decorrência disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos de uma única sessão de exercício aeróbico na aquisição e consolidação da memória e sua relação com o cortisol.

Casuística e Método

Foram realizados dois encontros (dias 1 e 2, subsequentes), incluindo 9 voluntários do sexo masculino, com idade entre 21 e 31 anos e sedentários; divididos em dois grupos: controle (C1) (n=3) e exercício (E1) (n=6). O projeto foi aprovado pelo comitê de ética (CAAE:47225321.6.0000.8146, parecer 4.735.746).

Nos dias 1 e 2 todos os participantes foram submetidos ao exame de cortisol salivar em jejum. Os grupos C1 e E1 foram avaliados pela escala Wechsler Escala de Memória – Revisada / WMS-R III (Wechsler Memory Scale – Revised), com a aplicação de dois sub-testes: Memória Lógica I e II. Ambos os testes foram lidos pelo orador (no dia 1) e, imediatamente após a leitura, foi cobrado o teste de Memória Lógica I (no dia 1).

O teste de Memória Lógica II avaliou a capacidade de evocação tardia, sendo relatado pelos participantes 24h após a leitura pelo orador (no dia 2). Além disso, ainda no dia 2 foi realizado um terceiro sub-teste de memória, avaliando a memória declarativa imediata recente, através do teste de “Maria da Conceição”, que foi aplicado e cobrado imediatamente após a leitura pelo orador (no dia 2).

A diferença entre os grupos consiste no fato de que apenas o grupo E1 realizou a sessão de exercício aeróbico, que foi controlada de modo a manter FC (frequência cardíaca) entre 60 e 70% da FC de reserva, para estabelecer a FC máxima a ser aplicada.

Resultados

O presente estudo indicou que, apesar de o teste de Memória Lógica I (imediata) não ter sido significativo (p=0,1332), houve uma tendência de maior número de acertos para o grupo que realizou o exercício aeróbico (E1) em relação ao grupo controle (C1).

No teste de evocação de memória tardia (Teste de Memória Lógica II) foi observado que o grupo E1 apresentou significativamente 29,69% mais acertos que o grupo C1 (p=0,0476).

Já no terceiro teste aplicado (“Maria da Conceição”), também no dia 2, verificou-se um maior número de acertos de memória imediata em membros do grupo E1 em relação ao grupo C1 (p=0,0391).

A dosagem de cortisol salivar não evidenciou diferença significativa na quantidade de cortisol salivar entre os grupos E1 e C1, mesmo após 24h. Pode-se perceber, entretanto, uma tendência de diminuição do cortisol em pessoas que realizaram o exercício físico e um aumento no cortisol em pessoas que não realizaram o exercício aeróbico, indicando que um número maior de voluntários no estudo (n maior) pudesse inferir outros dados nesse experimento.

Discussão

Os resultados do estudo são evidências que complementam as informações que mencionam o exercício aeróbico como uma importante intervenção não farmacológica e promissora na consolidação e persistência de certos tipos de memória, com nenhum ou poucos efeitos colaterais.

Conclusão

Uma única sessão de exercício aeróbico contribuiu para a melhora de evocação das memórias imediata e tardia e evidenciou tendências de redução na dosagem salivar de cortisol. Mais estudos devem ser realizados com o intuito de compreender melhor a relação entre o estresse, exercício aeróbico e memória.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Santa Catarina - Brasil

Autores

Cassio Geremia Freire , Alex Moreira Souza , Ânari Pereira Pieczarka, Elizama De Gregório