Dados do Trabalho
Título
IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MÉDICA PRÉ PARTICIPAÇÃO E REABILITAÇÃO CARDÍACA NO CONTEXTO DO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO - RELATO DE CASO
Introdução e Objetivo
A avaliação médica pré participativa é uma considerada parte fundamental do processo de pré-temporada e admissão de novos jogadores em esportes de alto rendimento. A avaliação de qualidade, realizada por meio de uma boa anamnese completa e exame físico detalhado, associada a realização de exames cardiológicos complementares é de fundamental importância e pode ajudar a diagnosticar doenças subclínicas em atletas assintomáticos, reduzindo o risco de morte súbita associada ao exercício de alta intensidade.
Existem amplas discussões na literatura atual a respeito da melhor conduta tendo em vista que o valor preditivo positivo dos exames pode ser baixo e, portanto, onera os custos, sem grandes benefícios. O objetivo deste trabalho é relatar a importância da realização de exames, mesmo no contexto de um paciente de baixo risco cardiovascular.
Casuística e Método
Trata-se de um relato de caso de atleta profissional de futebol de um clube da série A, que foi diagnosticado com uma lesão grave na artéria descendente anterior na avaliação de pré- temporada no ano de 2022.
Resultados
Jogador MFC, 36 anos, portador de dislipidemia leve (LDL: 156), que se encontrava em excelente forma física, que, em exames de avaliação cardiológica de pré temporada, apresentou ao teste ergométrico com critérios eletrocardiográficos sugestivos de isquemia miocárdica esforço-induzida no pico do exercício. O teste foi considerado máximo, sendo atingido 88% da FC máxima para a idade. Os comportamentos pressóricos e cronotrópicos foram fisiológicos no esforço e na recuperação. Realizada análise comparativa com o exame anterior do paciente que não apresentava infradesnivelamento do segmento ST como identificado no teste atual. Ausência de arritmias.
Diante deste resultado, a equipe médica optou pela realização de angio tomografia de coronárias (paciente de baixo risco cardiovascular) evidenciou presença de lesão obstrutiva no terço proximal da artéria descendente anterior. Realizou cateterismo no dia 15/01 que confirmou lesão obstrutiva de cerca de 80%. Ficou internado no Hospital Mater Dei do dia 15/1 ao dia 23/01 para realização de angioplastia de coronária e monitorização após o procedimento. Procedimento realizado com sucesso. Após a alta, foi orientado a manter medicações para dislipidemia, dupla anti-agregação plaquetária e beta bloqueador, além de ser encaminhado para programa de reabilitação cardíaca. Atleta realizou o programa de reabilitação cardíaca, inicialmente em regime hospitalar e monitorado por eletrocardiografia em exercício, posteriormente realizou sessões de fisioterapia cardiorrespiratória com a especialista em reabilitação cardíaca. Após o final do período de transição, atleta foi liberado para a prática esportiva de alto rendimento.
Discussão
A doença arterial coronariana é a principal causa de morte súbita no esporte de alto rendimento em atletas acima de 35 anos. Apesar disso, não são todos os clubes que se preocupam ou realizam a avaliação cardiológica completa com propedêutica complementar em todos os atletas. Este caso exemplifica a importância desta avaliação, inclusive naqueles atletas com baixo risco cardiovascular. Além disso, vale ressaltar que a realização de reabilitação cardíaca supervisionada por especialista é de fundamental importância para o atleta de alto rendimento retornar à prática desportiva em alta intensidade com segurança. Mesmo na ausência de complicações cardiovasculares, a reabilitação possibilita a prescrição dos treinos baseada nos limiares ventilatórios obtidos pelo teste cardiopulmonar, levando em melhor evolução da performance cardiorrespiratória.
Conclusão
A morte súbita associada ao esporte de alto rendimento é evento muito raro, porém catastrófico. Em sua maioria envolve atletas que são assintomáticos e com hábitos de vida saudáveis. Dessa forma, a realização de uma avaliação pré participativa bem executada e criteriosa pode ser fundamental na prevenção de morte súbita.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
FACULDADE CIENCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil
Autores
LEANDRO GOURSAND PENNA, ANDRE GUALBERTO JAFETH, CARLA TAVARES FELIPE VIEIRA, TATIANA BARBOSA REIS, LETICIA HORTA, CELSO FURTADO DE AZEVEDO FILHO