Dados do Trabalho
Título
INTRODUZINDO CONHECIMENTOS RELATIVOS À MEDICINA DO ESPORTE E EXERCÍCIO: RELATO DA EXPERIÊNCIA EM UMA FACULDADE DE MEDICINA EM BELO HORIZONTE-MG
Introdução e Objetivo
Diversos estudos publicados nos últimos 10 anos têm mostrado a importância de se ensinar medicina do esporte e exercício na graduação do curso de medicina. Alguns estudos americanos, ingleses e suíços, fizeram pesquisas nas principais universidades destes países e demonstrou que, a maioria dos alunos conclui o curso de medicina sem aprender sobre a prescrição de exercício físico para pacientes e sobre medicina do esporte no alto rendimento. Essa informação é incongruente com as diretrizes do American College Sports Medicine e planos como “Helathy people 2020” que propõem uma maior difusão desta área de conhecimento aos estudantes de medicina
O objetivo deste trabalho é descrever a experiência prática de uma disciplina optativa lecionada pela primeira vez no 1º semestre de 2022 em uma faculdade particular de Belo Horizonte-MG.
Casuística e Método
Trata-se de um relato de experiência prática desenvolvida no ensino médico de uma universidade particular de Belo Horizonte-MG. Demonstraremos a concepção dos pilares da disciplina e a expectativa e avaliação dos alunos em relação à disciplina e aos conteúdos ministrados.
Resultados
Em novembro de 2021, iniciou-se a discussão de se ministrar a disciplina optativa em Medicina do Esporte e Exercício numa faculdade particular de medicina em Belo Horizonte-MG, para alunos da graduação do 5º ao 8º períodos. O Plano de Ensino e o cronograma foram aprovados pelo Núcleo Docente Estruturante em dezembro de 2021. A disciplina seria lecionada de forma teórica e com carga horária total de 20 horas no semestre. O objetivo era introduzir a especialidade para os alunos da graduação. A grade curricular contemplava os seguintes temas: epidemiologia do exercício físico, bioenergética e fisiologia do exercício aplicado a clínica, princípios da prescrição do exercício físico para pacientes com comorbidades, doping no esporte de alto rendimento, avaliação médica pré participação, exercício no contexto da reabilitação cardiopulmonar e neurológica, ortotraumatologia no esporte de alto rendimento, particularidades da mulher atleta, particularidades do esporte paraolímpico e fisiologia do esporte e fisioterapia no esporte de alto rendimento.
Após a divulgação da disciplina para os alunos, houve a inscrição de 110 alunos na disciplina, sendo que não houve nenhuma desistência durante o semestre.
Discussão
A disciplina foi desenvolvida em conjunto com colegas cardiologistas, fisioterapeutas, ortopedistas e preparadores físicos, com objetivo de mostrar aos alunos a importância da interdisciplinaridade da área. Além disso, houve uma mistura entre temas relacionados com esporte de alto rendimento, prevenção e reabilitação, além de mostrar aos alunos princípios básicos para introduzir a prescrição do exercício físico para pacientes e os conceitos relacionados com a campanha “Exercise is medicine” do American College of Sports Medicine.
Ao final da disciplina, os alunos tiveram que entregar um trabalho no estilo artigo cientifico, com diversos temas inclusive submetidos para o congresso brasileiro de medicina do esporte/2022.
Finalmente, 30 alunos responderam à uma pesquisa de satisfação da disciplina. A grande maioria dos alunos recomendaria a disciplina para os colegas, 80% gostou de aprofundar seus conhecimentos em orto-traumatologia e doping e 100% acharia interessante participar de algum estágio curricular na área.
Conclusão
A conclusão deste relato de experiência mostra, em consonância com a literatura cientifica atual, que é preciso desenvolver mais conteúdos relacionados com a medicina do esporte e exercício no currículo médico. Vale ressaltar que, esta é uma área interdisciplinar, e que apesar de haver profissionais de outras áreas que acreditam que a medicina do esporte pode ser prejudicial no seu contexto, a complementaridade das áreas torna a união entre elas de fundamental importância.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
FACULDADE CIENCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil
Autores
LEANDRO GOURSAND PENNA, ANDRE GUALBERTO JAFETH, JOAO CARLOS PEREIRA SALOMAO, GERALDO OLIVEIRA CARVALHO JUNIOR, ALESSANDRA REGINA DA SILVA RESENDE, ALEXANDRE SERGIO DA COSTA BRAGA