Dados do Trabalho
Título
Alterações arrítmicas cardíacas durante Avaliação Pré-Participação em jovem atleta de futebol
Introdução e Objetivo
A Avaliação Pré-Participação (APP) para atividades físicas se trata de uma análise médica sistemática e uniformizada com a finalidade de identificar de forma precoce doenças cardiovasculares em atletas profissionais e não profissionais antes do início do treinamento esportivo. Extrassístoles ventriculares (EEVV) eventuais ao Teste de Esforço (TE) frequentemente podem expressar o aumento da modulação autonômica simpática imposta pelo exercício graduado. Ainda mais, caso o paciente apresente sete ou mais EEVV, na fase de esforço ou recuperação, denota-se maior risco de eventos cardiovasculares futuros.
Desse modo, este estudo tem por objetivo relatar o caso de um atleta da categoria sub-20 de futebol masculino submetido à APP.
Casuística e Método
Paciente masculino, 18 anos, atleta de futebol, procura atendimento em março de 2022 para realização da APP. Durante o exame físico apresentou-se eupneico e normotenso. No exame cardiológico notou-se ritmo irregular devido à extrassistolia, bulhas normofonéticas em dois tempos, sem sopros. Negou queixas de dispneia, síncope, precordialgia e histórico familiar de morte súbita (MS).
Realizado eletrocardiograma (ECG), foi evidenciado ritmo cardíaco sinusal com sobrecarga de ventrículo esquerdo, bloqueio incompleto de ramo direito e presença de duas EEVV.
Resultados
Em seguida, aplicou-se o Teste de Esforço (TE), utilizando o protocolo de rampa, em que se verificou a presença de EEVV bigeminada em repouso e pré-esforço com alterações para extrassístoles supraventriculares isoladas durante a fase de esforço e retornando a EEVV, dessa vez, trigeminadas e frequentes na fase de recuperação. Em virtude dessas alterações, seus treinamentos foram suspensos, bem como solicitados Holter 24 horas e Ressonância Magnética (RMC) cardíaca.
Paciente retornou com Holter evidenciando 92.864 batimentos, sendo 8.989 EEVV monomórficas, das quais 468 bigeminadas. Além disso, a RMC evidenciou ausência de fibrose miocárdica ou outros critérios para diagnóstico de cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito (CAVD), segundo o Task Force Criteria (TFC).
Por fim, após investigação pela equipe médica e baseando-se nos resultados obtidos nos exames complementares, o paciente foi liberado ao retorno à atividade física.
Discussão
A APP é uma avaliação clínica que visa definir a aptidão do paciente para a realização de atividades físicas, consistindo em uma anamnese com enfoque no histórico familiar relacionado à MS, nos fatores de risco para doenças cardíacas e na presença de sintomas cardiovasculares. O exame físico considera as condições sistêmicas compatíveis ou não com a prática de exercícios, assim como as alterações em ausculta cardíaca ou pulmonar. A realização de exames complementares, por exemplo, o ECG de repouso, é de grande valia para embasar a necessidade de outros exames cardiopulmonares mais minuciosos, dentre eles o TE. Além disso, os exames complementares são importantes a título comparativo quando da realização periódica em atletas profissionais ou amadores.
A MS relacionada ao exercício é definida como a que ocorre durante realização de atividade física ou em até uma hora após seu término, sendo provocada por algum transtorno no funcionamento normal do sistema cardiovascular. Dentre suas principais causas, em indivíduos até 35 anos, estão a miocardiopatia hipertrófica, origem anômala de coronárias e CAVD. Para diagnosticar esta última condição, utiliza-se o TFC, que avalia a disfunção estrutural do ventrículo direito, além de alterações teciduais, alterações de condução e história familiar.
Conclusão
A realização da APP se faz indispensável para salvaguardar o atleta, garantindo a sua saúde e segurança, além de possibilitar investigações complementares a fim de identificar condições que apresentam risco ao atleta.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Universidade de Caxias do Sul - UCS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Renan Souza Peaguda, Maíra Maccari Strassburger, Victor Vargas Pacheco Raguzoni, Victor Brasil Sá, Gabriel Lopes Amorim