34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

Confiabilidade inter-avaliador de parâmetros biomecânicos e viscoelásticos musculares do deltoide em indivíduos saudáveis

Introdução e Objetivo

Lesões por overuse da articulação do ombro são muito frequentes no esporte, principalmente em atletas que realizam movimentos acima da cabeça. Após uma lesão esportiva, as propriedades biomecânicas e viscoelásticas musculares podem ser afetadas, o que pode influenciar na capacidade de responder aos estímulos e retornar a sua condição inicial e, consequentemente, afetar o desempenho durante atividades diárias e esportivas. Nesse sentido, a avaliação é um ponto muito importante durante a reabilitação para estabelecer parâmetros de comparação, identificar a eficiência da conduta usada e melhoras atingidas, para a volta mais breve e com menos riscos ao esporte. Um equipamento que pode ser utilizado para avaliar essas propriedades de maneira objetiva e estabelecer parâmetros de avaliação para atletas de diferentes modalidades é o MyotonPRO. Em vista disso, a investigação da confiabilidade dos dados obtidos durante a avaliação por diferentes indivíduos é relevante. Assim sendo, o objetivo desse estudo foi avaliar a confiabilidade inter-avaliadores do aparelho MyotonPRO® no músculo deltoide em indivíduos saudáveis.

Casuística e Método

Trata-se de um estudo transversal com amostra de adultos saudáveis entre 18 e 28 anos de ambos os sexos que foram informados sobre os procedimentos e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (CAAE:40230320.0.0000.5402). Os participantes compareceram ao laboratório em duas ocasiões com intervalo de 48 horas para avaliação das propriedades biomecânicas e viscoelásticas do músculo deltoide. A avaliação foi realizada por meio do MyotonPRO®, um equipamento portátil sem fio e não-invasivo. A sonda do equipamento foi colocada de maneira perpendicular no ventre muscular do deltoide e mantido estável durante 3 impulsos mecânicos. As características avaliadas foram: Tônus (F) em Hz, rigidez (S) em N/m, elasticidade (D) em log, tempo de relaxamento (R) em ms e creep (C). A confiabilidade inter-avaliador foi obtida pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI) a partir da média de quatro avaliadores e interpretada como <0,5 pobre, 0,51-0,75 moderado, 0,76-0,90 boa, >0,90 excelente. A mínima mudança detectável (MMD) foi calculada como: 1,96*Erro Padrão * √ 2.

Resultados

Foram avaliados 80 participantes, sendo eles 49 homens e 31 mulheres, (idade: 22,2 anos +- 2,73 anos; altura: 171 +- 8,04 cm; peso: 68,8 +- 12,5 kg). A confiabilidade relativa descrita como CCI (IC95%), MMD variou entre moderada e excelente para os alcances e escores composto (Tônus 0,92(0,87 a 0,95), 0,42; Rigidez: 0,89(0,83 a 0,93), 8,15; Elasticidade: 0,70(0,53 a 0,81), 0,06; Tempo de Relaxamento: 0,87(0,80 a 0,92), 2,94; Creep: 0,86(0,79 a 0,91), 0,06.

Discussão

O MyotonPRO® se mostrou confiável para avaliar parâmetros biomecânicos e viscoelásticos do músculo deltoide em indivíduos ativos saudáveis. Apesar de não ser um equipamento frequentemente utilizado na prática clínica durante avaliações de campo, o MyotonPRO® apresenta grande valor científico podendo ser utilizado em pesquisas para coleta de valores de referência em diferentes populações e modalidades esportivas. O estabelecimento de parâmetros miotonométricos é muito relevante no esporte, principalmente por sua relação com risco de lesão.

Conclusão

Considerando esses resultados, a avalição da miotonometria pelo equipamento MyotonPRO é confiável ao avaliar os parâmetros de tônus principalmente.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Julia Moura dos Santos, Flavia Alves de Carvalho, Isaque Machado da Silva, Taise Mendes Biral, Carlos Alberto Toledo Teixeira, Carlos Marcelo Pastre