34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

RETORNO ÀS PRÁTICAS ESPORTIVAS APÓS LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM ATLETAS

Introdução e Objetivo

O ligamento cruzado anterior (LCA) possui uma função significativa na manutenção da estabilidade da articulação do joelho. O LCA é um dos ligamentos com maior incidência de lesão. Sua rotura integral consegue com facilidade provocar uma lesão no menisco e na cartilagem articular, além de prejudicar gravemente a funcionalidade da articulação do joelho. A maior parte das rupturas do LCA acontece durante movimentos de mudança de direção brusca nos esportes, como no futebol. Para reparar o equilíbrio e a finalidade do joelho, os indivíduos em geral são submetidos à reconstrução do LCA acompanhada em seguida de reabilitação, proposta recomendada para a maioria dos atletas que visam regressar ao esporte. Portanto, esse estudo tem como objetivo avaliar a relação da reabilitação e o retorno às práticas desportivas decorrentes de uma lesão no ligamento cruzado anterior.

Casuística e Método

Trata-se de uma revisão de literatura realizada entre o período de 10 Agosto a 19 de Agosto de 2022. Na plataforma Pubmed, preconizam-se os descritores "rehabilitation”, "anterior cruciate ligament" e "athletes", combinados com o operador Booleano “AND”. Os filtros incluídos foram: 1) texto completo; 2) idiomas: português, inglês; 3) ano de publicação: 2021 a 2022; 4) apenas na espécie humana. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos científicos que abordassem sobre a reabilitação do ligamento cruzado anterior em atletas. Já para exclusão, o critério foi a falta de pertinência temática.

Resultados

Ao final, foram encontrados 54 artigos, dos quais foram selecionados 6. Diante da leitura dos artigos foi evidenciado que até 82% dos atletas voltam a participar de algum tipo de esporte após a cirurgia do LCA, mais ou menos 65% retornam ao esporte pré-lesão e 55% retornam às competições. Para atletas com idade menor que 19 anos o índice de retorno é elevado. Esportistas de alta performance exibem uma taxa superior às demais em relação a volta à prontidão esportiva, porém seu desempenho é reduzido ao mesmo tempo que os atletas não profissionais exibem uma taxa decadente de retorno depois de 1 ano. Razões como prontidão psicológica para reiniciar as atividades esportivas, estímulo, perspectivas da recuperação, receio de reincidência da lesão estão associados à capacidade de retomar ao esporte.

Discussão

Na ocasião em que a cirurgia é efetuada, um dos intuitos é ampliar a estabilidade articular e diminuir o perigo de lesões novas. Posteriormente ao tratamento cirúrgico, o objetivo dos regulamentos de reabilitação é aperfeiçoar a força do músculo e a estabilidade funcional, redução das desigualdades no comportamento dos membros no decurso de afazeres pertinentes ao esporte, limitar a possibilidade de novas lesões e colaborar com o retorno ao esporte. Aspectos psicossociais demonstram que a saúde e segurança psíquica dos desportistas afetam sua habilidade de reabilitação diante das lesões. O crescimento do grau de estresse e o decrescimento do apoio comunitário estão relacionados com a atenuação do bem-estar físico e mental do atleta. Apesar de que o propósito da maior parte dos desportistas após a intervenção cirúrgica do ligamento cruzado anterior consista em retomar a sua participação esportiva, a aflição com a recidiva frequentemente complica seu regresso. A lesão de outras estruturas presentes no joelho anteriormente lesionado ou ruptura do enxerto, bem como do joelho paralelo, são inquietações persistentes.

Conclusão

O feedback psicológico a uma lesão do LCA é relevante e é capaz de prejudicar negativamente o retorno aos resultados desportivos. O temor de uma nova lesão e o desleixo ao praticar esportes foram os dois pontos significativos. É notável a grande relevância que a confiança no joelho tem em influenciar a prontidão psicológica para retomar as atividades esportivas, a qual foi elevada em atletas que voltaram ao esporte em analogia com os que não regressaram.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - UNIT - Alagoas - Brasil

Autores

Manoella Evelyn Santos Lopes, Bibiana Toshie Onuki de Mendonça, Rebeca Bomfim de Araújo de Almeida, Péricles Jorge Raposo Guimarães, Gabriela Rocha Lima Sotero, Eduardo Lima Barbosa