Dados do Trabalho
Título
MPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O TRATAMENTO DA SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS
Introdução e Objetivo
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma manifestação clínica predominante entre as disfunções endócrinas que afetam mulheres em idade reprodutiva. A princípio, a SOP foi descrita por Stein-Leventhal, em 1935, destacando a junção entre a amenorreia e a forma policística dos ovários. Inúmeros fatores possuem implicações na etiopatogenia da SOP, havendo segmentos genéticos envolvidos, fatores metabólicos pré e pós-natais, distúrbios endócrinos hereditários, como a resistência à insulina, e fatores ambientais (dieta e atividade física).
OBJETIVO
Correlacionar a prática do exercício físico no tratamento de Síndrome dos Ovários Policísticos.
Casuística e Método
Trata-se de uma revisão bibliográfica, cujos dados foram coletados através de levantamento de produções científicas acerca da SOP e importância do exercício físico para o tratamento, que foram produzidas entre os anos de 2008 a 2021. As bases de dados empregadas foram Google Acadêmico, PubMed, e Scielo. Os descritores utilizados foram: SOP, mudanças no estilo de vida e atividade física.
Resultados
É importante ressaltar que, a etiopatogenia da SOP é multifatorial e não completamente elucidada, por isso, há relevância de estudos na área correlacionando os benefícios da atividade física como uma prática terapêutica deste distúrbio.
Discussão
Foi percebido que com a execução do exercício físico consiste na diminuição dos fatores de risco para doença cardiovascular, e está também associado a melhora da sensibilidade à insulina e diminuição da hiperinsulinemia. Uma vez que ocorrem modificações bioquímicas que suscitam estímulos fisiológicos, aumentando o consumo de oxigênio, levando a oxidação de ácidos graxos livres e o metabolismo é elevado para poder fornecer a energia necessária, acarretando na regressão de depósito de gordura corporal. Foram analisados 16 artigos, na qual as evidências sugerem que a modificação no estilo de vida das pacientes deve ser a primeira escolha de terapia para mulheres com SOP. Alguns estudos, têm associado o impacto do exercício na função reprodutiva, indicando uma melhora na frequência menstrual, ovulação, aptidão cardiovascular e diminuição da gordura corporal pós exercício.
É visto na literatura que atividade física intensa tipo aeróbica por três vezes durante a semana cerca de 60 minutos por dia é suficiente para equalizar o tratamento da SOP, porém, há controvérsias, afirmando que a mesma realizada de modo moderado por 40 minutos por dia, repetida durante três vezes na semana, conjuntamente com dieta nutricional adequada, assemelha-se a terapia farmacológica.
Conclusão
O exercício físico demonstrou maior eficiência qualitativa e quantitativa em relação às outras formas terapêuticas como anticoncepcionais combinados orais e uso de metformina. Sendo assim, é de extrema importância os profissionais de saúde orientarem como primeira escolha de tratamento a realização da prática regular de exercício físico e mudança no seu estilo de vida, como uma dieta balanceada. Esse conjunto de mudanças visam uma redução nos sinais de hiperandrogenismo, melhorando o bem-estar psicológico e físico das mulheres com SOP.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - São Paulo - Brasil
Autores
Thauany Ramos Aaujo, Vanessa Mattar Lima, Barbara Oliveira, Andreia Gomes Marçola, Jhosi Andrade