34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

Ambulatório de Medicina Esportiva no Ceará: uma parceria criada com a Secretaria do Esporte

Introdução e Objetivo

O acompanhamento multiprofissional de atletas é extremamente importante para o desenvolvimento esportivo de alta perfomance no intuito de prevenir lesões e tratar quando estas surgirem, da maneira mais eficaz, com retorno a prática assim que possível. Pensando nessa demanda no estado do Ceará, o Centro de Traumatologia e Medicina do Esporte - CETEME, um setor exclusivo na área de Traumatologia e Medicina Esportiva no Hospital Geral de Fortaleza, em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará - SEJUV, tornou esse acompanhamento possível. O Projeto vem proporcionando um atendimento direcionado aos atletas e paratletas profissionais e amadores, bem como aos que integram as secretárias de esporte dos municípios do estado do Ceará, assim como os Projetos vinculados a SEJUV. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a política de fomento do esporte no estado do Ceará, através de acompanhamento com atendimentos gratuitos multiprofissional dos atletas representantes das entidades esportivas do estado.

Casuística e Método

Definidos critérios de atletas pelas entidades citadas, recebemos as demandas através destas para que se inicie e se continue o acompanhamento com base na participação dos atletas em suas respectivas modalidades e federações, surge-se a demanda por parte dos diretores, na apresentação dos atletas com necessidades de acompanhamento multiprofissional. São marcadas consultas por meio da SEJUV, a qual direciona os atletas ao HGF.

Resultados

Com a parceria instituída, iniciaram-se os atendimentos em 2020, somando-se neste ano 138 atletas que se beneficiaram dos serviços de acesso a médicos especializados, ora antes pouco prováveis de terem acontecido no momento de demanda. Em 2021, 315 atletas foram acompanhados, sendo 101 paratletas e 214 atletas. Dentre estes, 4 pacientes foram submetidos a cirurgia, 2 infiltrações guiada por ultrassom em um paratleta e 1 reparação cirúrgica (reparação do coto) em um paratleta. Em descrição, a infiltração guiada por ultrassom permitiu que o paratleta de surf adaptado, portador de amputação transtibial), que apresentava dores devido a compressão da prótese no esporte devido ao neuronoma surgido no local, apresentasse redução da dor e inflamação, inclusive para retorno da deambulação. Já a reparação cirúrgica (reparação do coto) foi realizada em paratleta de atletismo, com amputação transfemoral, sendo necessária a retirada de fragmento ósseo que prejudicava a adaptação à prótese. Até a presente data do ano de 2022, foram realizados 60 atendimentos ao público-alvo do projeto e mantém-se, em operação, consultas especializadas, exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, exames radiológicos, e procedimentos como cirurgias, imobilizações, infiltrações, assim como ensino e pesquisa.

Discussão

Diversos pacientes vem se beneficiando do projeto que poderia estar ainda mais ampliado, se associado a outros projetos com outros órgãos públicos e privados da área da saúde (ginecologia, ortopedia e traumatologia, fisioterapia, educação física, nutrição, psicologia e odontologia). Ainda, a participação de residentes, internos, estagiários e acadêmicos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Psicologia e Medicina, afim de promover reuniões científicas regulares como temática de atuar em linha de pesquisas diversas relacionadas ao esporte, favorecem o crescimento e atenção ao projeto visto que fazem parte do objeto de estudo dessas áreas.

Conclusão

Essa parceria tornou possível o seguimento de atletas, buscando o alto rendimento, através de avaliações multidisciplinares regulares, bem como prevenção e tratamento das lesões relacionadas ao esporte, concomitantemente a produção cientifica e incentivo na formação de médicos especialistas na área visando abranger a demanda em franco crescimento.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Centro de Traumatologia e Medicina Esportiva - Ceará - Brasil

Autores

Luca Mateus Pedroza Sales, João Jackson Costa Silveira Filho, Cesar Wagner Montenegro Cima, Eduardo Vasconcelos Freitas, Deginaldo Holanda Chaves, Francisco Abaeté Chagas Neto