34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

Efeito da crioterapia localizada na articulação do tornozelo na estabilidade articular dinâmica em indivíduos saudáveis.

Introdução e Objetivo

Lesões na articulação no tornozelo são muito comuns no meio esportivo. No tratamento dessas lesões, a crioterapia é muito utilizada, uma vez que possui efeitos de analgesia e auxílio na redução do edema. Apesar dos benefícios que a aplicação da crioterapia apresenta, possíveis efeitos deletérios após sua aplicação são discutidos na literatura, como a diminuição da força muscular, controle neuromuscular, diminuição da posição articular e desempenho em atividades, o que pode trazer consequências negativas para o atleta, porém, os resultados apresentados são conflitantes. Um teste funcional muito utilizado na reabilitação do tornozelo para avaliar a estabilidade dinâmica é o Star Excursion Balance Test modificado (SEBTm). Esse teste pode ser utilizado para avaliar risco de lesões e déficits de equilíbrio dinâmico. Considerando as informações conflitantes presentes no cenário atual, o objetivo desse estudo é avaliar se a aplicação da crioterapia na articulação do tornozelo por 20 minutos apresenta efeitos deletérios no equilíbrio dinâmico de indivíduos saudáveis.

Casuística e Método

Trata-se de um ensaio clínico randomizado aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 48195521.6.0000.5402). O estudo foi composto por indivíduos saudáveis, homens e mulheres com 18 a 28 anos. O estudo ocorreu em dois dias, com 48 horas de intervalo entre eles. O estudo foi composto por: i) avaliação ii) intervenção iii) reavaliação iv) 20 minutos de repouso v) reavaliação. As intervenções foram compostas por aplicação da crioterapia por uma bolsa de gel com temperatura de 0º a 2º localizada no tornozelo e controle que foi realizado pela aplicação da bolsa de gel no tornozelo em temperatura ambiente. Todos os participantes receberam ambas as intervenções de forma aleatória. Para avaliar o equilíbrio dinâmico na articulação do tornozelo foi utilizado o SEBTm com execução nas três direções (anterior, posteromedial {PM} e posterolateral {PL}). Para a execução do teste o participante deveria realizar três tentativas válidas em cada direção. Para avaliar os alcances, foi escolhido o maior valor de cada direção e todos foram normalizados pelo comprimento do membro inferior e o desempenho geral foi realizado pela média dos três alcance. Para a análise estatística foi utilizado o Modelo Linear Misto Generalizado e matriz de covariância AR(1) com distribuição normal e gamma com pós teste de Bonferroni. As análises foram realizadas no software SPSS considerando o nível de significância em 5%.

Resultados

Foram incluídos 80 voluntários [21.96 ± 2.74 anos; 170.99 ± 8.13 cm; 71.06 ± 13.76 kg; 73 destros; 34 mulheres]. Os resultados desse estudo mostraram que não houve efeito da intervenção no score composto (DM: -0,00 (-0,02 a 0,02)), score anterior (DM: 0,00 (-0,02 a 0,02)), score PM (DM: -0,00 (-0,03 a 0,02) e score PL (DM: -0,00 (-0,03 a 0,03), confirmando que a aplicação da crioterapia, de uma maneira geral, não apresentou efeitos deletérios na função do tornozelo.

Discussão

No geral o estudo mostrou que a crioterapia aplicada por 20 minutos na articulação do tornozelo não causou efeitos deletérios na função dos participantes. Esse resultado pode auxiliar a conduta clínica, uma vez que durante a reabilitação de um atleta, pode-se utilizar a crioterapia para a diminuição dos sintomas que prejudicam a função (edema e dor), facilitando a execução dos exercícios, aumentando a eficiência e velocidade da terapia sem gerar efeitos deletérios, resultando assim em uma melhor reabilitação.

Conclusão

Conclusão: A aplicação da crioterapia localizada por 20 minutos na articulação do tornozelo não traz efeitos deletérios para a estabilidade articular dinâmica.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

FCT - Unesp - São Paulo - Brasil

Autores

Isaque Machado da Silva, Fernanda Pegorin Diniz, Lucas Antonio Buara Arminio, Eduardo Pizzo Junior, Allysiê Priscilla de Souza Cavina, Carlos Marcelo Pastre