34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

OBESIDADE, TEMPO DE INTERNAÇÃO E NECESSIDADE DE SUPORTE DE OXIGÊNIO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS POR COVID-19

Introdução e Objetivo

A obesidade é definida como acúmulo anormal ≥20% de gordura acima do peso ideal de um indivíduo. O diagnóstico é feito utilizando o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e a partir de 30 kg/m2 o paciente é considerado obeso. A obesidade pode reduzir a expectativa de vida em mais de 20 anos pelo aumento da incidência de doenças não transmissíveis como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cânceres e é uma das condições subjacentes mais associadas à internação de pacientes com menos de 64 anos, podendo acarretar a um pior prognóstico, como doenças respiratórias agudas, insuficiência respiratória, choque séptico e síndrome do desconforto respiratório agudo.
O presente estudo tem como objetivo avaliar o tempo de internação e necessidade de suporte de oxigênio em pacientes obesos internados por COVID-19 no Hospital Escola de Valença do UniFAA.

Casuística e Método

Trata-se de estudo, retrospectivo, quantitativo e descritivo. A amostra foi composta por 19 indivíduos, de ambos os sexos, que receberam o diagnóstico positivo para COVID-19 e foram hospitalizados. Os indivíduos foram incluídos no estudo independentemente da faixa etária e grau de manifestações clínicas. Para avaliação da obesidade foram coletados o peso e altura dos pacientes para o cálculo do IMC. Os dados referentes ao tempo de internação e suporte de oxigênio foram retirados do prontuário do paciente.
A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE: 38295320.0.0000.5246. Os dados foram planilhados em Microsoft Excel 2013 para análise estatística.

Resultados

Foram analisados 19 pacientes, sendo 57,89% do sexo masculino e 42,1% do sexo feminino. A média de idade do grupo foi de 54 anos.
Do total de indivíduos, o IMC foi classificado como Normal em 21,05%. Do total, 75% necessitaram de internação com suporte de O2, com média de 16 dias/paciente internado.
Com relação ao peso corporal, 50% dos pacientes com sobrepeso necessitaram de internação com suporte de O2, com média de 3 dias de internação.
Dos pacientes com Obesidade Grau I (35,84% do n), 85,71% necessitaram de internação com suporte de O2, com média de 12,17 dias/paciente internado.
Dos pacientes com Obesidade Grau II (26,32% do n), 80% necessitaram de internação com suporte de O2, com média de 8 dias/paciente internado.
Por fim, dos pacientes com Obesidade Grau III (5,26% do n), 100% eram do Sexo Feminino; Média de Idade de 51 anos; 100% possuíam HAS; 100% necessitaram de internação com suporte de O2, com média de 25 dias/paciente internado.

Discussão

Nota-se que a necessidade de internação hospitalar por COVID-19 e suporte de O2 foi maior em pacientes obesos do que em não obesos durante o período de observação, o que conversa com o descrito na literatura recente sobre a infecção pelo SARS-CoV-2. Da mesma forma, a prevalência de doenças crônicas associadas caracterizou um fator de risco a mais para as internações e suporte, o que pode levar a um pior prognóstico em uma infecção respiratória aguda, como a de COVID-19. Já o tempo de internação e a média de idade variou entre os grupos, não havendo um padrão claro dentro do grupo investigado, o que pode ser explicado pelas limitações do trabalho quanto ao tamanho da amostra e parâmetros analisados.

Conclusão

O presente estudo mostrou evidências de que pacientes obesos estão mais suscetíveis a internação hospitalar e suporte de O2 quando comparados a pacientes eutróficos. Contudo, deve-se levar em consideração as doenças de base do paciente, sendo necessários estudos com grupos amostrais maiores e mais estratificados, para melhor determinar a associação entre obesidade, internação e necessidade de O2 pela COVID-19.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Centro Universitário de Valença - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Walquiria da Silva Pedra Parreira, Caio César Raphael Albarelo, Gabriel Figueiras Luchesi , João Vitor Gonçalves Andrade, Lucas Guimarães de Oliveira, Leandro Raider