34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

FRATURA POR AVULSÃO DA CORTICAL MEDIAL DO EPICONDILO FEMURAL EM JUDOCA: RELATO DE CASO

Introdução e Objetivo

Criado em 1882, o judô, arte marcial caracterizada por um grande número de técnicas e bases filosóficas, tem sido apontado por vários estudos como um dos esportes que apresenta os maiores números em ocorrências de lesões.
A prática de judô integra situações variadas de contato físico e exigências específicas, tornando-o uma modalidade competitiva e com alto índice de lesões musculoesqueléticas (LME).

Casuística e Método

Classicamente, o judô é uma das modalidades esportivas mais praticadas no mundo, constituída por um grande número de técnicas e bases filosóficas de grande valor na formação do indivíduo. Entretanto, a prática sistemática de judô integra situações variadas de contato físico e exigências técnicas específicas de agilidade, velocidade, coordenação motora, potência e, sobretudo, força física para execução de golpes, com alta competitividade.
Nesse sentido, várias pesquisas têm focalizado a relação desse esporte e a ocorrência de lesões, relatando casos específicos como, por exemplo, lesões em articulações de joelho, tornozelo e cotovelo, osteodistrofia de cotovelos e junção de dedos.
Nesse relato de caso, o objetivo é apresentar lesão óssea (avulsão) do joelho de judoca durante a prática do esporte.

Resultados

Judoca do sexo masculino, 29 anos, apresentou queixa clínica de dor na região medial, edema e limitação funcional do joelho direito após rotação externa do membro inferior direito na tentativa de aplicar o golpe Tai-otoshi (técnica de braço/mão e pode ser traduzido como "derrubada de corpo", exige que o desequilíbrio(kuzushi) seja para a frente, com o seu cotovelo do braço direito incidindo sob a axila do oponente e a perna direita colocada à frente das pernas dele (oponente), fazendo o papel de obstáculo sobre o qual ele será projetado).
Após avaliação clínica, o mesmo foi encaminhado para análise complementar através de métodos de imagens (ultrassonografia, radiografia e tomografia computadorizada).
Ao exame ultrassonográfico, chamou atenção imagem ecogênica e linear na projeção da cortical do epicôndilo femoral medial. Após complemento diagnóstico pela radiografia e tomografia computadorizada, foi diagnosticado fratura por avulsão da cortical medial do epicôndilo femoral.

Discussão

O joelho é composto pela extremidade distal do fêmur, extremidade proximal da tíbia e patela. Além disso, possui estruturas estabilizadoras e protetoras da cartilagem (ligamentos e os meniscos) que estão embebidas pelo líquido sinovial e envoltos pela membrana sinovial.
O joelho realiza a função de dobradiça, que regula a altura do tronco em relação ao solo, o que muita mobilidade. Além disso, como está localizada entre os dois ossos mais longos do corpo humano (fêmur e tíbia) e ser submetida a forças importantes, há necessidade desta articulação possuir grande estabilidade.
Os ligamentos e os tendões são tecidos conectivos densos, constituídos por poucas células, conhecidas como fibroblastos, imersas numa grande matriz intercelular, correspondente a cerca de 80% do volume total dos ligamentos. Essa matriz é formada aproximadamente por 70% de água e 30% de material sólido, principalmente compostos por colágenos tipo I, III e V, glicoproteínas e elastina.
Os principais ligamentos que conferem estabilidade ao joelho são: ligamento colateral tibial, ligamento colateral fibular, ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior.
Os golpes mais freqüentes que causaram lesões foram o Ippon seoi Nague, o Tai otoshi e o Uchi mata.
O Ippon seoi Nague apresentou relação com as lesões de ombro, todas decorrentes em Tori. O Tai otoshi apresentou relação com lesões de joelho, em sua maioria em situação de Uke.

Conclusão

Lesões musculoesqueléticas são comuns na pratica do judô, sendo o joelho a articulação mais acometida em levantamentos estatísticos da literatura médica, principalmente durante a aplicabilidade da técnica Tai otoshi.

Área

Medicina do Esporte

Autores

FLAVIO TAVARES FREIRE DA SILVA, NELSON ELIAS ABRAHÃO DA PENHA, BENARDO FREIRE DA SILVA ARRUDA, ENZO CRISPINO CALHEIROS, DANILO MENDONÇA DE OLIVEIRA, JULIA CACERES DE MENEZES