34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

A termografia infravermelha como ferramenta complementar de diagnóstico de lesão: estudo de caso no futebol de campo

Introdução e Objetivo

A termografia infravermelha (TIV) é um método de diagnóstico por imagem, não invasivo, que utiliza a imagem infravermelha para identificar alterações no fluxo sanguíneo cutâneo, que é representado pela temperatura da pele. Na área esportiva, a TIV vem sendo utilizada para análise da carga interna de treino, assimetria e prevenção de lesões (Mello et al., 2022). O objetivo do estudo foi analisar as associações entre exames de imagem para prevenção de lesões de um atleta de futebol.

Casuística e Método

Estudo de caso com um atleta profissional de futebol de campo, homem, 38 anos, 180 cm, 77,6 kg, 14,9 % gordura, integrante da equipe de Futebol das Forças Armadas que disputam o Campeonato Carioca de Futebol da série B1, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foi realizado a avaliação da composição corporal por bioimpedância, modelo 270 Inbody, TIV e ultrassonografia muscular. Para TIV foi utilizado uma câmera infravermelha modelo FLIR E75®, em repouso, pela manhã, em uma sala climatizada em 23,7 graus Celsius (C) e 61% umidade relativa do ar, onde o atleta permaneceu em pé por 15 minutos para aclimatação e captura da imagem termográfica na posição anatômica para as regiões de interesse (ROIs) dos membros inferiores. As imagens obtidas foram processadas utilizando o software ThermoHuman. Para avaliação da ultrassonografia muscular foi utilizado o ultrassom portátil Sanosite Namomaxx com transdutor linear multisequencial modelo L38xi de 10 a 5 MHz e 9 cm de profundidade para realização do exame físico.

Resultados

O atleta relatou dor durante uma partida, saindo antes do término do primeiro tempo e 48h após foi identificado uma tendinite no calcâneo direito pela ultrassonografia e uma assimetria grave (>1,5 C relacionada a lesão) nas ROIs da parte posterior da perna: perna interna (- 2,0 C), perna externa (-2,07 C), Aquiles (- 2,03 C) e pé (-1,01 C), com hipotermia no membro direito (afetado pela lesão).

Discussão

A aplicação da TIV no esporte ou exercício físico para controle da carga de treinamento associado com uma estratégia geral de prevenção de lesões é usualmente realizado 24h e 48h após o exercício e no acompanhamento de atletas lesionados por meio monitoramento das respostas térmicas e funcionais (Gómez-Carmona et al., 2020). A TIV tem se mostrado uma ferramenta confiável para controlar e monitorar a carga interna e as lesões esportivas, sendo considerada como um importante auxílio ao diagnóstico clínico (Corte et al., 2019).

Conclusão

Essa associação entre os dois métodos de avaliação é inovadora e faz parte de um projeto de pesquisa piloto, portanto, ressalta-se a importância da análise individualizada dos dados de cada modalidade/atleta e da escolha do momento e protocolo adequados para a captação das imagens térmicas, para confiabilidade do método. Assim, TIV pode ser uma excelente ferramenta para prevenção e diagnóstico de lesões dependendo de mais estudos científicos no futebol e em outras modalidades esportivas.

Referências:
Côrte AC, Pedrinelli A, Marttos A, Souza IFG, Grava J, José Hernandez A. Infrared thermography study as a complementary method of screening and prevention of muscle injuries: Pilot study. BMJ Open Sport Exerc Med. 2019;5(1):1–5

Gómez-Carmona P, Fernández-Cuevas I, Sillero-Quintana M, Arnaiz-Lastras J, Navandar A. Infrared thermography protocol on reducing the incidence of soccer injuries. J Sport Rehabil. 2020;29(8):1222–7.

Mello, Danielli Braga de; MOREIRA, D. G.; NEVES, E. B. Termorregulação e estresse ambiental. In: Angela Nogueira Neves; Adriane Mara de Souza Muniz; Cláudia de Mello Meirelles; Danielli Braga de Mello; Laércio Camilo Rodrigues; Míriam Raquel Meira Mainenti. (Org.). Ciência aplicada ao exercício físico e ao esporte. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 47-66.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Escola de Educação Física do Exército - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Danielli Braga Mello, José Mauro Maia Junior, Carlos Bruno Reis Pinheiro, Eduardo Borba Neves, Rodolfo Alkmim Nunes, Rodrigo Gomes de Souza Vale