Dados do Trabalho
Título
APLICABILIDADE DA ULTRASSONOGRAFIA DIAGNÓSTICA EM FRATURA DO PLATÔ TIBIAL EM CORREDORA DE RUA: RELATO DE CASO
Introdução e Objetivo
A prática de esportes tem crescido ao longo dos anos rapidamente, o que é visível,devido ao fato de hoje cada vez mais pessoas aderirem à participação em alguma modalidade esportiva.
Um esporte cuja prática tem se popularizado é a corrida de rua, considerada um fenômeno sociocultural contemporâneo e que, como outras modalidades, traz benefícios aos seus praticantes, sejam fisiológicos, sociais ou psicológicos. Porém ainda há polêmica sobre o bem estar físico associado a essa prática que tem se popularizado ao longo dos anos.
Isso devido ao fato de a corrida de rua estar associada à alta incidência no número de lesões em praticantes dessa modalidade.
Assim, esse estudo, tem como objetivo relatar caso de fratura no platô tibial em corredora de rua diagnosticada através da ultrassonografia.
Casuística e Método
Corredora de rua, 58 anos, apresentou queixa de dor e edema na região posterolateral do joelho direito pós trauma durante treino de corrida.
Após avaliação clínica foi encaminhada para complemento diagnóstico através de análise por métodos de imagem (radiografia, ultrassonografia e tomografia computadorizada).
Resultados
Não foi observada alterações significativas pela radiografia convencional.
Em relação a análise ultrassonográfica, notou-se irregularidade da superfície óssea na projeção posterolateral do platô tibial, sugerindo fratura. Diagnóstico confirmado após estudo tomográfico computadorizado.
Discussão
Hoje as corridas de rua são bem populares em todo o mundo, sendo praticadas em sua maioria por atletas amadores que buscam uma melhor qualidade de vida por meio da prática esportiva. Apesar de todos os efeitos benéficos da prática de corrida, tem-se observado uma elevada incidência de lesões no aparelho locomotor, sobretudo em membros inferiores.
Essa alta incidência pode ser explicada pela falta de orientação profissional para a prática da corrida e, dessa forma, esses corredores possam estar treinando de forma equivocada pela falta de acompanhamento especializado. Em suma, embora correr seja aparentemente fácil, deve-se ter o conhecimento aprofundado das várias especificidades envolvidas na prática desse esporte, como distância, ritmo de trabalho, tipo de metodologia e tipo de piso.
A realização de exercícios de maneira exaustiva, sem orientação ou de forma inadequada, pode contribuir para o aumento de lesões esportivas e estas estão ligadas a fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores extrínsecos são aqueles que direta ou indiretamente estão ligados à preparação ou à prática da corrida e envolvem erros de planejamento e execução do treinamento. Já os fatores intrínsecos são aqueles inerentes ao organismo e incluem anormalidades biomecânicas e anatômicas, flexibilidade, histórico de lesões, características antropométricas, densidade óssea, composição corpórea e condicionamento cardiovascular.
Atletas que treinam e competem em corridas de longa distância, geram e acumulam elevadas taxas de pressão
na região plantar, as quais se propagam para o restante do corpo. Como as práticas semanais e mensais dessa atividade são altas e repetitivas, podem gerar distribuição inadequada da pressão na superfície plantar levando a deformações e
comprometimentos morfofisiológicos no sistema locomotor, em especial nos membros inferiores.
Os casos de fratura relacionadas a corrida de rua pode ocorrer de maneira direta (trauma ou queda) ou indireta (microtraumas e overuse).
Conclusão
A corrida de rua está entre as atividades esportivas que mais cresce no mundo e as lesões relacionadas a modalidade tornam-se cada vez mais evidentes e merecem atenção.
As principais lesões em corredores ocorrem em membros inferiores, com maior ocorrência em região de joelho.
A ultrassonografia mostrou-se uma excelente opção diagnóstica em casos de lesões relacionadas a corrida de rua, inclusive em casos de fratura.
Área
Medicina do Esporte
Autores
FLAVIO TAVARES FREIRE DA SILVA, JULIANA ALBIM LINHARES, BERNARDO FREIRE DA SILVA ARRUDA, NELSON ELIAS ABRAHÃO DA PENHA, ENZO CRISPINO CALHEIROS, ANTONIO CARLOS ALVES SENA JR