34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS LESÕES ESPORTIVAS NO BASQUETE

Introdução e Objetivo

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: No basquete as taxas de lesões apresentam valores entre 7 a 10 lesões/1000 exposições desses atletas ao risco do esporte. Esse esporte possui movimentos complexos como saltos, giros e mudanças rápidas de direção, com inerentes riscos de lesão musculoesqueléticas. As lesões esportivas acarretam um impacto negativo no desempenho do atleta e de sua participação nas atividades diárias, reduz seu tempo de treinamento, aumenta seus gastos com a saúde e os riscos a novas lesões. O conhecimento sobre os mecanismos de lesão no basquete profissional pode ajudar na prevenção de lesões. Profissionais da saúde como médicos da medicina esportiva, cirurgiões ortopédicos, dentre outros, acabam utilizando dessas informações para aconselhar da melhor forma os atletas e treinadores sobre as possibilidades dos resultados clínicos, métricas de desempenho E retorno ao esporte após lesão. Consequentemente, esse estudo tem o objetivo demonstrar as principais lesões esportivas no basquete e como preveni-las.

Casuística e Método

METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura realizada entre o período de 5 Agosto a 20 de Agosto de 2022. Na plataforma Pubmed, preconizam-se os descritores “injuries” e “basketball”, combinados com o operador Booleano “AND”. Os filtros utilizados para aperfeiçoar as buscas foram datas de publicação entre os anos de 2020 e 2022, textos completos, escritos em inglês ou português. Na plataforma BVS, os descritores utilizados foram “injuries” e “basketball”, juntamente com o operador Booleano “AND”. Os filtros incluídos foram: 1) texto completo; 2) idiomas: português, inglês; 3) ano de publicação: 2020 a 2022. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos científicos que abordassem lesões decorrentes da prática de basquetebol. Já para exclusão, o critério foi a falta de pertinência temática e repetição de bibliografia em outra plataforma.

Resultados

RESULTADOS: Ao final, foram encontrados 13 artigos, dos quais foram selecionados 6. Diante da leitura dos artigos foi observado que os jogadores de basquete possuem uma rotina pesada de treinamentos, treinos de força, resistência e explosão são alguns exemplos das atividades praticadas por esses jogadores. Deve ser lembrado, também, que esse esporte possui contato entre os jogadores, o que, pode ocasionar lesões por esse tipo de modalidade. Os dados demonstraram que 6,07 lesões/1000h de atividade com esse esporte.

Discussão

DISCUSSÃO: O basquete é um esporte de movimentos complexos como correr, saltar, arremessar acontece rotineiramente tanto nos jogos quanto nos treinamentos. Das lesões consideradas moderadas e graves que acabam acontecendo nos jogadores profissionais, 58% foram causadas por contato direto do jogador com outro, 25% por contato indireto e, em menor número, 17% por mecanismos onde não há contato. Das lesões de contato, as principais delas ocorriam quando o jogador encontrava-se no ar, as indiretas ocorrem na aterrissagem e lançamento, e as sem contato, ocorriam em sprints ou mudanças bruscas de direção, principalmente nos membros inferiores, e ainda mais especificamente no calcanhar, sendo a entorse cerca de 43% dessas lesões.

Conclusão

CONCLUSÃO: Com isso, destacamos a necessidade de estudo e abordagem sobre as lesões nos jogadores de basquete para que a prevenção seja feita cada vez mais rápida e segura. Como o tornozelo é uma das regiões mais afetadas, uma avaliação mais pontual sobre essa região para evitar maiores danos será de grande ajuda aos jogadores e seus times, já que isso envolve o seu desempenho após lesão, podendo acarretar uma mudança em suas carreiras.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

unit - Alagoas - Brasil

Autores

Péricles Jorge Raposo Guimarães, Bibiana Toshie Onuki de Mendonça, Gabriela Rocha Lima Sotero, Manoella Evelyn Santos Lopes, Rebeca Bomfim de Araujo de Almeida, Eduardo Lima barbosa