Dados do Trabalho
Título
PRINCIPAIS LESÕES ESPORTIVAS NO FUTEBOL
Introdução e Objetivo
INTRODUÇÃO E OBJETIVO: O futebol vem passando, com o passar dos anos, com uma evolução tanto na forma de treino quanto na intensidade que se é jogado, isso, no caso, trouxe diversas lesões diferentes do que acontecia no passado. A taxa de lesões em um time de 25 jogadores é de 50 lesões por temporada, o que gera, uma média de 2 lesões por atleta. Temos que observar que esse esporte possui vários tipos de movimentações bastante rápidas e explosivas o que leva ao jogador a um maior risco de lesão, pois giros, saltos, quedas, dentre outras ações como o contato com outros jogadores nos treinos e jogos que podem levar a lesões de tendão, ligamentos e músculos. As lesões acabam acarretando um atraso no desenvolvimento do jogador e um prejuízo tanto para ele quanto para o clube que ele representa. Esse panorama faz com que profissionais da área venham, cada vez mais, tentando prevenir essas lesões, e, com isso, promovendo uma longevidade maior para os profissionais e uma vida melhor pós carreira, já que muitas delas são interrompidas exatamente por lesões. Por isso, esse estudo tem o objetivo demonstrar as principais lesões esportivas no futebol e como preveni-las.
Casuística e Método
METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura realizada entre o período de 7 Agosto a 29 de Agosto de 2022. Na plataforma Pubmed, preconizam-se os descritores “injuries” e “soccer”, combinados com o operador Booleano “AND”. Os filtros utilizados para aperfeiçoar as buscas foram datas de publicação entre os anos de 2019 e 2022, textos completos, escritos em inglês ou português. Na plataforma BVS, os descritores utilizados foram “injuries” e “soccer”, juntamente com o operador Booleano “AND”. Os filtros incluídos foram: 1) texto completo; 2) idiomas: português, inglês; 3) ano de publicação: 2019 a 2022. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos científicos que abordassem lesões decorrentes da prática de basquetebol. Já para exclusão, o critério foi a falta de pertinência temática e repetição de bibliografia em outra plataforma.
Resultados
RESULTADOS: Ao final, foram encontrados 23 artigos, dos quais foram selecionados 5. Diante da leitura dos artigos foi observado que os jogadores de futebol possuem uma rotina pesada de treinamentos, tanto os treinos de força, resistência e explosão são alguns exemplos das atividades praticadas por esses jogadores. Observa-se que esse esporte possui muito contato entre os jogadores e as faltas que são provocadas podem levar a graves lesões como fraturas e rompimentos ligamentares.
Discussão
DISCUSSÃO: O futebol é um tipo de esporte que possui várias ações que acontecem de forma dinâmica, então giros em 360 graus, saltos para cabeceios, voleios, chutes de longa e curta distância acontecem diversas vezes durante um treino ou jogo. As principais lesões ocorrem nos membros inferiores, mas podem acontecer em membros superiores como luxações de ombro, principalmente em goleiros, e lesões em cabeça, quando ocorre o choque entre jogadores. Essas lesões têm a taxa de incidência de 6,8 por 1000 horas de exposição, sendo a coxa o local mais acometido.
Conclusão
CONCLUSÃO: Com isso, destacamos a necessidade de estudos e abordagem sobre as lesões nos jogadores de futebol para que a prevenção seja cada vez mais antecipada, fazendo com que os jogadores fiquem mais seguros e possam desempenhar seu papel da melhor forma possível e com menores danos na pós carreira.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
unit - Alagoas - Brasil
Autores
Péricles Jorge Raposo Guimarães, Bibiana Toshie Onuki de Mendonça, Gabriela Rocha Lima Sotero, Manoella Evelyn Santos Lopes, Rebeca Bomfim de Araújo de Almeida, Eduardo Lima Barbosa