Dados do Trabalho
Título
Dessaturação de oxigênio após teste de caminhada em mulheres que foram hospitalizadas por Covid-19
Introdução e Objetivo
A COVID-19 é uma patologia causada pelo vírus SARS-CoV-2 com capacidade variante de afecção negativa aos indivíduos contaminados. Outro contexto importante a se analisar são as possíveis sequelas que essa doença pode deixar aos seus hospedeiros, havendo capacidade de redução funcional importante por parte daqueles que foram atingidos por cepas virais e síndromes mais agressivas, especialmente no grupo de pessoas portadoras prévias de comorbidades. É importante, dessa forma, um olhar atento por parte do meio médico-científico a fim de determinar os verdadeiros custos dessa doença, e a partir daí reverter as perdas possíveis, além de evitar outras futuras.
O objetivo do presente estudo foi analisar a dessaturação de oxigênio após teste de caminhada em mulheres que foram hospitalizadas por Covid-19.
Casuística e Método
A amostra foi composta por 19 mulheres, não vacinadas contra a Covid-19, com idade compreendidas entre 51 e 77 anos. As participantes foram encaminhadas ao ambulatório de reabilitação pulmonar e cardíaca após alta hospitalar diante de um quadro de covid positivo. A dessaturação de oxigênio foi avaliada antes a após o teste de caminhada de 6 minutos. Para medir a saturação de oxigênio e a frequência cardíaca foi utilizado um oxímetro digital da marca G-TECH.
Durante o teste foi orientado para que os participantes percorressem a maior distância possível durante o período de 6 minutos, sendo autorizados a interromper a caminhada no caso de fadiga extrema ou algum outro sintoma limitante, possibilitando o paciente a determinar o ritmo da caminhada. Todos os pacientes foram explicados sobre o teste e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE: 38295320.0.0000.5246
Resultados
O resultado do teste de caminhada obteve 19 resultados registrados de indivíduos adultos do sexo feminino, sendo registrado a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio antes e após o teste. Quanto ao primeiro registrou-se um valor mínimo de 52 bpm e o máximo de 127 bpm, com a média aritmética basal de 94 bpm. Já para os valores de saturação foi registrado o valor mínimo de 93% e o valor máximo de 99%, com a média aritmética basal de 96%.
Após o teste observamos o aumento da média da frequência cardíaca para 114bpm e valores mínimos de 94bpm e máximo de 154 bpm. Para a saturação de O2, a média foi de 94 %, o valor mínimo de 84 % e máximo de 98%. Ressaltando que dentre as pacientes, quatro já apresentavam saturação menor do que 95 % antes do teste de caminhada de 6 minutos. TC6. Dentre os quatro, dois apresentaram aumento da saturação e os outros dois dessaturaram.
Diante da amostra total, obtemos uma dessaturação de 6 mulheres, 31,5% do total, sendo que 66% tiveram uma redução da saturação maior do que 4%. Além de 8 participantes que tiveram aumento em mais de 20 bpm da frequência cardíaca sendo 42 % do total.
Discussão
A dessaturação durante o exercício pode ser medida no TC6, possuindo um valor prognóstico nas patologias intersticiais, na DPOC e agora na Covid-19. Estudos prévios mostram que uma queda na SpO2 ≥ 4% sugerem uma dessaturação importante e se usa para avaliar a necessidade de oxigênio em pacientes com doenças pulmonares crônicas. Correlacionado com o estudo presente, observa-se uma parcela significativa de indivíduos que dessaturaram mais do que 4%, o que pode significar um déficit importante na capacidade física das pacientes e, por consequência, uma perda importante na realização das ATBVD.
Conclusão
Conclui-se que algumas mulheres apresentaram desaturação de oxigênio durante o teste de caminhada de 6 minutos. Porém, não se pode afirmar que a contaminação por covid-19 pode ter contribuído para a desaturação durante a avaliação, sendo necessário novos estudos sobre o tema.
Área
Medicina do Esporte
Autores
Lucas Guimarães Oliveira, Felipe Manera Scliar, Walquiria Silva Pedra Parreira , Gabriela Moreira Paladino, Vinícius Moreira Paladino, Leandro Raider