34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

Afecções da coluna vertebral em atletas acompanhados em um ambulatório de traumatologia do esporte no período de 12 anos – estudo retrospectivo

Introdução e Objetivo

Identificar patologias da coluna vertebral mais frequentes e em quais esportes são mais comuns.

Casuística e Método

Foi realizado um estudo epidemiológico retrospectivo com coleta de dados dos prontuários dos últimos 12 anos no grupo de traumatologia do esporte da nossa instituição. Foram incluídas todas as avaliações de pacientes realizadas pelo grupo no ambulatório que tiveram como motivo de consulta queixas relacionadas a coluna vertebral. Foram excluídas todas as avaliações de pacientes realizadas que tiveram como diagnóstico afecções de outras regiões que não a coluna vertebral.

Resultados

Foram analisados 3000 prontuários, dos quais foram selecionados 296 que preencheram os critérios de inclusão. A idade média dos atletas foi de 26 anos e 52,7% eram do sexo feminino. Os esportes com maior prevalência foram o balé com 18,2%, a ginástica com 13,1%, as lutas com 11,3% e o futebol com 9,1%. O principal diagnóstico foi dor lombar não-específica com 46,2% dos casos. Os exames de imagem não foram relatados em 57,4% dos pacientes, enquanto a fisioterapia foi indicada para 55% dos casos.

Discussão

Sabendo que os esportes, em sua grande maioria, demandam treinamentos excessivos com pouco tempo de recuperação, além de uma grande exigência psicológica com prazos e competições a serem disputadas e vencidas, esse tipo de estudo tem sido realizado para analisar quais são as prevalências de lesões nas diversas modalidades esportivas; diferindo metodologicamente deste estudo que foi realizado dentro de um hospital escola e analisou os dados de um grupo de esportes inseridos no setor de coluna, investigando, assim, as lesões e esportes mais prevalentes que apareceram no referido departamento.

Conclusão

A dor lombar inespecífica representou o maior percentual dentro de todas as afecções da coluna vertebral e o balé foi a modalidade de maior prevalência.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

SANTA CASA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

MARCOS VAZ DE LIMA, PEDRO BACHES JORGE