34º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte

Dados do Trabalho


Título

Relação da mobilidade articular de dorsiflexão do tornozelo com queixa de dor patelofemoral em atletas competitivos

Introdução e Objetivo

A disfunção patelofemoral é caracterizada por uma dor na região anterior do joelho e pode ser exacerbada em atividades que aumentam as cargas compressivas nesta região. É uma queixa comum entre atletas competitivos de diferentes modalidades esportivas. Muitos estudos demonstram que a redução na amplitude de movimento de dorsiflexão do tornozelo pode favorecer desequilíbrios biomecânicos na articulação patelofemoral desencadeando esta sintomatologia. O objetivo foi relacionar os resultados da avaliação de dorsiflexão do tornozelo com queixa de dor anterior no joelho (dor patelofemoral) em atletas competitivos que estão em tratamento fisioterapêutico no clube Grêmio Náutico União em Porto Alegre.

Casuística e Método

Foram avaliados 20 atletas com queixa de dor na região anterior do joelho. A amplitude de movimento da dorsiflexão do tornozelo foi realizada com um inclinômetro digital. A avaliação do movimento de dorsiflexão foi realizada em cadeia cinética fechada com o Lounge Test. Os atletas foram posicionados com os membros inferiores voltados a uma parede, em ortostase, com o membro avaliado a frente do membro não avaliado. Realizou-se uma marcação de 15 cm abaixo da tuberosidade anterior da tíbia (TAT) e posicionou-se o inclinômetro digital nesta marcação. Na avaliação, o atleta flexionou o joelho do membro avaliado em direção a parede o máximo possível, cuidando para não fazer o movimento de rotação interna de joelho, desnivelar a pelve e elevar o calcanhar do chão. A avaliação foi realizada em ambos os lados.

Resultados

Dos atletas avaliados, 19 (95%) apresentaram redução de dorsiflexão do tornozelo e queixa de dor patelofemoral. Destes, 6 atletas (30%) apresentaram amplitude reduzida do lado contralateral, 3 (15%) bilateral e 1 atleta (5%) não apresentou limitação de amplitude.

Discussão

A dor patelofemoral é uma condição que afeta muitos atletas de diferentes modalidades esportivas e muitos estudos tem procurado identificar possíveis fatores que possam contribuir para esta sintomatologia. Lima et al., 2016 publicaram uma revisão sistemática avaliando a associação entre dorsiflexão do tornozelo e valgo dinâmico do joelho. Os autores observaram que a redução na dorsiflexão do tornozelo pode favorecer um valgo dinâmico e consequentemente provocar dor patelofemoral. Corroborando com nossos resultados, os achados de Cronstrom et al; 2016, que avaliaram 174 indivíduos, constataram que aqueles com dor patelofemoral apresentaram ADM diminuída para dorsiflexão tornozelo.

Conclusão

A dor patelofemoral apresentou relação com a redução da amplitude articular de dorsiflexão do tornozelo em atletas de diferentes modalidades esportivas. Estes resultados demonstram a importância de uma abordagem preventiva para minimizar os fatores de risco. Sugere-se novos estudos relacionando dor patelofemoral, amplitude de dorsiflexão, tipo de pé e valgo dinâmico.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Grêmio Náutico União - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Angel Franciele Vaz de Souza, Diego Xavier, Igor Andrade, Joseani Ceccato, Lisiane Cecchini, Rosemary de Oliveira Petkowicz