Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia, Prevenção e Tratamento de Lesões na Prática de Artes Marciais

Introdução e Objetivo

Produzir uma revisão de literatura a partir de uma análise criteriosa de publicações científicas que dissertam sobre a epidemiologia das lesões em praticantes de artes marciais, evidenciando suas formas de tratamento e de prevenção, com vistas a aprimorar o manejo de tais injúrias.

Casuística e Método

Foram analisados artigos realizados nos últimos 5 anos sobre o tema proposto. A pesquisa bibliográfica foi realizada nos seguintes portais: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e National Library of Medicine (PubMed), utilizando-se os seguintes descritores: Injuries, Martial Arts, Treatment, Prevention, Jiu-Jitsu, MMA e Taekwondo

Resultados

Após a pesquisa dos trabalhos científicos, foram selecionados 10 artigos postados entre 2019 e 2023. Neles, foi observado que há variação na prevalência do local mais lesado de acordo com a arte marcial praticada. No Jiu-Jitsu, os locais mais lesados foram as mãos e seus dedos e os pés e seus dedos, no Taekwondo, as injúrias do joelho e do tornozelo foram mais comuns e, no MMA, a cabeça foi a região mais lesada. No que tange aos tipos de lesão mais comuns, a entorse figura-se em primeiro lugar no Jiu-Jitsu e no Taekwondo. Ela é caracterizada pelo alongamento excessivo dos ligamentos causando sua laceração ou seu estiramento. No MMA a injúria mais comum é a contusão.

Discussão

A contusão é produto do impacto de uma estrutura contra determinado local do corpo, podendo causar dor, edema, equimose, rubor e até a perda de função fisiológica da região afetada. Em relação a prevenção desses traumas é de suma importância a realização de atividades que foquem na promoção de uma maior flexibilidade dos atletas, a utilização de equipamentos de proteção pesal, csoomo protetores bucais e a execução da avaliação funcional do movimento. Para o tratamento dessas lesões, pode-se lançar mão do protocolo PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) nos momentos iniciais da lesão. A utilização de anti-inflamatórios não esteroides e corticosteroides é efetiva. O tratamento cinético e funcional com reabilitação (TCFR) juntamente com a crioterapia se mostrou eficaz, principalmente para as entorses. Os procedimentos cirúrgicos também podem ser necessários dependendo do grau da lesão.

Conclusão

As lesões mais comuns em praticantes de artes marciais são as entorses e contusões, sendo os dedos, joelhos e cabeça as regiões mais agredidas no Jiu-Jitsu, Taekwondo e MMA, respectivamente. Dentre as prevenções, a correção dos desequilíbrios musculares, o uso de equipamento de proteção pessoal e aumento da flexibilidade são as mais efetivas. Ademais, os tratamentos mais utilizados são o protocolo PRICE, o TCFR juntamente com a crioterapia e os anti-inflamatórios não esteroides e corticosteroides. A terapia cirúrgica, embora em menor quantidade, também pode ser realizada.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

UNIPAM - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUIZ HENRIQUE VAZ DE SOUZA, MATHEUS MARTINS GODOY, EDUARDO WATANABE CASTANHEIRA, RENATO VENTURA