Dados do Trabalho


Título

Uso de esteroides anabolizantes androgênicos como adjuvantes no tratamento de indivíduos com DPOC, uma abordagem passível de maior exploração?

Introdução e Objetivo

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição marcada por inflamação crônica das vias aéreas. Além dos distúrbios respiratórios, uma das principais complicações a longo prazo é a sarcopenia, caracterizada pela redução significativa da massa muscular esquelética, da força física, do desempenho físico e qualidade de vida. Essa condição está particularmente associada à população idosa, resultando em maiores taxas de quedas, hospitalizações e mortalidade. Uma abordagem farmacológica potencial para o manejo, prevenção e atenuação da progressão da sarcopenia envolve o uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA). Esses agentes são potentes anabólicos e anticatabólicos, com a capacidade de aumentar a síntese proteica e diminuir o catabolismo proteico. Isso leva ao aumento das fibras musculares, preservação e incremento da massa muscular, além de um aumento na força física. O objetivo principal deste estudo foi investigar na literatura se o uso de EAA, em pacientes com DPOC, promove algum benefício atenuando e/ou prevenindo a evolução da sarcopenia.

Casuística e Método

O estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura. A busca ocorreu na data de 17 de agosto de 2023, nas seguintes bases de dados: EMBASE; MEDLINE e PUBMED. Foram selecionadas a partir das palavras-chave em inglês: Anabolic steroids, Anabolic androgenic steroids, Androgenic steroids e COPD. Critérios de inclusão: artigos publicados em revistas, em língua inglesa, no período de 2000 a agosto de 2023. Foram excluídos artigos indexados repetidos, artigos que não atenderam ao objetivo da pesquisa, artigos com ausência de documento completo, estudos retirados das bases de pesquisa, estudos feitos com animais e estudos que não eram referentes a pacientes com DPOC estabelecida e que receberam algum tipo de tratamento com esteroides anabolizantes.

Resultados

O processo de sistematização dos artigos permitiu identificar 20 publicações. As intervenções variaram entre somente o uso de EAA, uso de EAA com suporte nutricional, EAA com treinamento resistido ou reabilitação pulmonar e EAA com suporte nutricional e treinamento associados. Os EAA utilizados foram em sua maioria Testosterona, porém alguns estudos também utilizaram a Oxandrolona, Nandrolona e Estanozolol. O tempo de tratamento variou, sendo o menor tempo 6 semanas e o maior tempo 27 semanas. As dosagens e intervalos utilizados se diferenciou entre os sexos, de acordo com o tempo de tratamento e hormônio utilizado. O aumento no peso corporal e na capacidade de exercício foi unânime nos grupos com intervenção farmacológica.

Discussão

A revisão destacou a dificuldade em definir a abordagem ideal devido à variedade de fármacos, doses, e intervenções adicionais, como nutrição e exercício. Os resultados indicam que um baixo IMC é um preditor significativo de mortalidade em DPOC e que a perda de massa livre de gordura não pode ser completamente revertida apenas com nutrição ou exercício. A maioria dos estudos mostrou que os EAA aumentam a massa magra, mas não melhoram significativamente a função pulmonar, contudo, podem melhorar a qualidade de vida. A combinação de EAA com treinamento resistido aumentou a massa magra e a força muscular, mas não melhorou a função pulmonar. Quando combinados com reabilitação pulmonar ou endurance, houve aumento de peso e na composição corporal, mas sem melhorias na função pulmonar ou na capacidade de exercício. A combinação de EAA com planejamento nutricional e reabilitação mostrou melhorias na massa magra, força muscular, capacidade de exercício e qualidade de vida, embora a função pulmonar não tenha mostrado melhorias significativas.

Conclusão

A revisão sugere que os EAA, quando usados em conjunto com planejamento nutricional, treinamento resistido e reabilitação pulmonar, podem ser eficazes para aumentar peso corporal, massa muscular e força em pacientes com DPOC. No entanto, os benefícios de seu uso isolado não são unânimes. O acompanhamento médico constante é essencial.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Mateus Bellaver, Paula Nunes Piñeiro, Amaury Cezar Jorge