Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA EFICÁCIA DA SUPLEMENTAÇÃO DE BICARBONATO DE SÓDIO PARA DESEMPENHO ESPORTIVO

Introdução e Objetivo

O bicarbonato de sódio (NaHCO₃) é um agente alcalinizante amplamente utilizado na prática médica para o manejo de distúrbios ácido-base. No contexto esportivo, essa substância tem sido estudada como uma possível suplementação ergogênica, devido à sua capacidade de neutralizar os íons H+ gerados pela produção de ácido lático durante a respiração anaeróbica em exercícios de alta intensidade. Esses íons H+, quando acumulados, contribuem para a acidose muscular, que está associada à fadiga e à diminuição do desempenho. Ao atuar como um tampão extracelular, o bicarbonato de sódio pode ajudar a manter o pH mais estável, mitigando os efeitos da acidose induzida pelo esforço físico, o que potencialmente melhora a capacidade de prolongar a intensidade dos exercícios. O objetivo do trabalho é revisar sua eficácia para melhora do desempenho esportivo e da manutenção do pH.

Casuística e Método

Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura, utilizando a base de dados 'PubMed’. Os descritores foram "sodium bicarbonate" e “sport", estabelecendo filtros para ensaios clínicos, gratuitos, em língua inglesa e publicados nos últimos 5 anos.

Resultados

Foram encontrados 26 artigos, sendo excluídos 16 após a leitura do resumo, por não se alinharem com a temática ou apresentarem a suplementação concomitantes de outras substâncias. Dessa forma, foram selecionados 10 artigos.
Os resultados mostraram que a suplementação de NaHCO3, por via entérica, resultou em um aumento significativo nos níveis de bicarbonato no sangue, sugerindo uma maior capacidade de tamponamento do ácido láctico e consequente diminuição da acidose. Melhorando, nos casos analisados, o desempenho, tempo de conclusão, potência e diminuindo a fadiga.

Discussão

Os resultados da análise de dados indicam que, entre as formas de administração do bicarbonato de sódio, a via tópica não demonstrou eficácia ou relevância significativa. No entanto, a administração enteral mostrou-se promissora, especialmente no caso da suplementação crônica (multi-dia). Destacando-se em relação à ingestão aguda de 0,3g/kg de peso corporal, principalmente no que diz respeito à redução do desconforto gastrointestinal. Nesse contexto, a individualização do protocolo de suplementação e o acompanhamento especializado se mostram fundamentais para avaliar a tolerância de cada atleta aos possíveis efeitos adversos, além de permitir o ajuste adequado da dose e do tempo de administração, maximizando os benefícios em competições.
Em relação às diferentes modalidades esportivas, o bicarbonato se mostrou mais efetivo em esportes que exigem esforços anaeróbicos intensos, como sprints e atividades de resistência, visto que, sua atuação ocorre quando há presença de ácido lático produzido durante o metabolismo anaeróbico.
Adicionalmente, o comparativo entre gêneros foi levantado, contudo os dados disponíveis até o momento são insuficientes para confirmar a eficácia da suplementação em mulheres, sugerindo a necessidade de novos estudos que investiguem de forma mais detalhada as diferenças fisiológicas em relação ao NaHCO₃ em homens e mulheres.

Conclusão

A suplementação de bicarbonato é eficaz para atletas de alto rendimento, durante esforços físicos intensos e de longa duração, atuando na neutralização de íons de hidrogênio e mantendo a regulação do pH fisiológico, postergando a acidose. Para tanto, é necessário a individualização e acompanhamento, respeitando dose, tempo e meio de administração. Recomenda-se a realização de mais estudos para explorar a eficácia em diferentes populações de atletas e condições de exercício.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Universidade de Mogi das Cruzes - São Paulo - Brasil

Autores

Fernando Aranha Filho, Lucas Paschoalino De Oliveira, Amanda Zapparoli Trandafilov, Fernanda Sonnewend Roggero De Almeida, Tatiana De Faria , Marcus Vinicius De Oliveira