Dados do Trabalho
Título
FATORES DE RISCO PARA LESÕES MUSCULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Introdução e Objetivo
As lesões musculares são as principais lesões musculoesqueléticas. Elas podem ser causadas por contusões, estiramentos ou lacerações e são classificadas quanto a gravidade, tempo e grau. Os músculos mais comumente acometidos são os isquiotibiais, quadríceps femoral e gastrocnêmios e o paciente acometido por uma lesão muscular cursa com diferentes sinais e sintomas a depender do grau da sua lesão. Além dos impactos físicos, as lesões musculares causam impactos psicológicos e econômicos. Diante disso, é de suma importância identificar os fatores de risco para lesões musculares. Portanto, esse estudo busca descrever os fatores de risco para lesões musculares na população em geral.
Casuística e Método
Foram realizadas buscas na literatura utilizando descritores através do MESH. Os termos utilizados para guiar a busca de dados foram: muscle, injury e risk factor. Essa busca para seleção de artigo foi feita na base de dados eletrônicas PubMed. seguindo o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) com a ajuda do Cochrane Handbook da Colaboração Cochrane. A seleção dos estudos foi feita por dois pesquisadores independentes através de duas fases. Foram incluídos estudos observacionais, publicados em todos os anos disponíveis, com seu texto original completo em português, inglês ou espanhol. Foi feita uma extração dos dados, e uma avaliação da qualidade metodológica utilizando a escala Newcastle-Otawa
Resultados
Foram analisados 6 artigos com um N de 3581 pessoas. Os estudos incluídos analisaram lesões nos músculos: quadríceps, sóleo, gastrocnémio, isquiotibiais, adutores e abdutores. O principal fator de risco identificado foi a lesão prévia da musculatura de membros inferiores. Indivíduos que apresentaram esse fator de risco têm uma maior probabilidade de apresentarem outras lesões musculares (IC=95%). A razão de risco das associações entre lesões prévias da musculatura de membros inferiores como fator de risco para novas lesões musculares variou entre 1.44 e 15.61. Desse modo, os 6 artigos avaliados apresentaram fatores de riscos diversos para lesões musculares, que podem impactar diretamente na vida do indivíduo.
Discussão
Diante dos resultados obtidos nesse estudo, é possivel identificar que as principais causas para lesões musculares na população em geral, ou seja, não apenas atletas profissionais, mas diversas pessoas que praticam atividades físicas são: lesões prévias no músculo lesado, lesões prévias em outros músculos do membro em questão e diferença de força da musculatura. Além disso, foram identificados os grupamentos musculares mais comprometidos, que são o quadríceps femoral, os ísquiotibiais, os músculos da panturrilha e os adutores. Esses resultados são de suma importância para evitar e previnir que as lesões aconteçam, afinal, lesões musculares afetam diretamente a vida das pessoas que são acometidas, tanto com impactos físicos, bem como impactos psicologicos e até mesmo econômicos. Os músculos lesados mais identificados no estudo são os mais comumente lesados tanto em atletas quanto em não atletas, pois são músculos biarticulares que estão mais sujeitos a forças de aceleração e desaceleração, e as principais causas de lesão são: contusões, estiramentos ou lacerações
Conclusão
Lesões prévias do próprio músculo e lesões prévias em outros músculos adjacentes são os principais fatores de risco para lesões musculares, no entanto fica evidente que as lesões musculares são causadas por uma série de fatores determinantes combinados entre si.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
Gabriel Barreiros de Pinho, Marcus Vinícius de Brito Santana