Dados do Trabalho


Título

Efeitos da Suplementação de Ashwagandha no Desempenho Esportivo e na Redução do Estresse Físico

Introdução e Objetivo

A Withania somnifera (WS), planta conhecida como Ashwagandha, é muito utilizada na medicina indiana. Pesquisas indicam que seu uso é adaptogênico, mas que também tem ação anti-inflamatória, cardioprotetora, neuroprotetora, sedativa e hipoglicemiante. Sabe-se que a nutrição é um pilar essencial para a prática de exercícios e, considerando esse fato, a suplementação da Ashwagandha, por ter propriedades homeostáticas, pode concretizar benefícios físicos e mentais para os indivíduos praticantes. O estudo tem como objetivo a reafirmação da beneficência da WS e avaliar seus efeitos em pessoas com comportamento essencialmente ativo.

Casuística e Método

Foi realizada uma revisão de literatura sobre os efeitos da Withania somnifera (Ashwagandha) no desempenho físico, recuperação muscular e prevenção de lesões em indivíduos fisicamente ativos. Utilizaram-se os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Withania”, “Desempenho físico”, “Lesões Esportivas”, “Exercício Físico” e “Suplementos Alimentares”. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scopus e Cochrane Library, abrangendo o período de 2020 a 2023.

Resultados

A suplementação com a WS tem mostrado efeitos positivos no desempenho físico, conforme evidenciado por cinco estudos com 198 participantes, que indicaram aumentos significativos na força muscular e nos níveis de testosterona. Sete estudos com 226 participantes também mostraram melhorias na aptidão cardiorrespiratória, com aumento do VO2 máximo. Além disso, oito estudos com 403 participantes apontaram redução significativa da fadiga muscular e melhora na recuperação física. Além dos benefícios no desempenho esportivo, a ashwagandha também demonstrou efeitos neuroprotetores, anti-inflamatórios e imunomoduladores, sendo eficaz em doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, bem como em condições inflamatórias e na redução do estresse e da ansiedade, comprovada pela diminuição dos níveis de cortisol.

Discussão

Os efeitos benéficos da Ashwagandha à força e à potência musculares, à saúde cardiorrespiratória e aos mecanismos de recuperação de fadiga muscular podem dever-se, em parte, às propriedades antioxidantes da planta, as quais permitem a manutenção de níveis adequados de espécies reativas de oxigênio, necessários à adaptação do corpo ao exercício físico.
Reporta-se que a melhora da resistência cardiorrespiratória e da performance esportiva seja explicada pela contribuição da suplementação com a WS para o aumento da hemoglobina e de outros marcadores hematológicos, potencializando o aporte de oxigênio, evidenciado pelo aumento do VO2 máximo, e, ao mesmo tempo, prevenindo o estresse oxidativo. Ademais, o efeito anti-estresse da suplementação com Ashwagandha resulta de diversos mecanismos, a exemplo da atenuação do aumento de cortisol e de corticosterona periféricos induzido pelo estresse, bem como de possível modulação do sistema imunológico, a partir da reversão do quadro de predominância de citocinas pró-inflamatórias associado aos contextos de estresse físico. A WS também pode contribuir na redução dos níveis de ansiedade, em função de sua propriedade GABA-mimética. As evidências para a ação antidepressiva são limitadas.

Conclusão

A diversidade dos efeitos da planta Ashwagandha, devido a sua gama expandida de propriedades, apresentou impacto positivo no desempenho esportivo e na redução do estresse físico, garantindo homeostase ao indivíduo. Seu alto potencial antioxidante permite o aumento dos níveis de oxigênio, obtendo-se uma boa recuperação muscular e benefícios significativos ao sistema cardiorrespiratório e neurológico. A WS reduz os níveis de cortisol e outros fatores que contribuem para o aumento do estresse, o que leva a repercussões ansiolíticas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, contribuindo para bem-estar físico e mental.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil

Autores

Felipe de Albuquerque Ribeiro, João Lucas Cysne Rocha, Carolina Diógenes Cerveira, Anderson Arthur Marques de Carvalho, Guilherme Sávio Frota, Sofia Barbosa Lima Gurgel Luz