Dados do Trabalho


Título

Educação em saúde para jogadores de futebol: maquete educativa de ossos do pé para conhecimento de fraturas do quinto metatarsal

Introdução e Objetivo

Fraturas por estresse são microlesões que se formam quando o osso está submetido a forças intensas e o processo de reabsorção é maior que a reposição mineral óssea. Essas pequenas fissuras ósseas acometem a região proximal do quinto metatarsal, local pouco vascularizado e de cicatrização mais difícil. Estudos indicam que essas fraturas representam uma minoria dentre as lesões em jogadores de futebol, porém são as que demandam alto tempo de recuperação e podem requerer intervenções cirúrgicas que aumentam o tempo de recuperação e apresentam prejuízos ao desempenho do jogador. Logo, estratégias que motivem o atleta a conhecer sobre a lesão através da arte representam estratégia na área de educação em saúde, tornando mais fácil o autoconhecimento do corpo, atuando na área da medicina preventiva. Nesse sentido, o objetivo foi relatar a produção de maquete educativa de ossos do pé para conhecimento de fraturas do quinto metatarsal, focado na educação em saúde para jogadores de futebol.

Casuística e Método

Trata-se de relato de experiência de construção de maquete educativa utilizando tela artística para pintura e ossos naturais de pé, pertencentes ao acervo de Universidade Pública, elaborada durante os encontros de Projeto de Extensão. Os ossos foram catalogados, montados através do uso de furadeira e arames e pintados com tintas de diferentes cores para simbolizar os grupos ósseos: tarso, metatarsos e falanges. O modelo foi organizado sobre a tela com desenho do pé com destaque para o quinto metatarsal. A tela possui desenhos representativos que enfatizam a educação em saúde, elaborados com lapiseira grafite 0.7, gramaturas 4B e 6B, utilizando técnicas de sombra e esfumaço.

Resultados

Obteve-se maquete educativa de modelo anatômico artístico de ossos naturais do pé direito em tela, com a possibilidade de remover o osso quinto metatarsal para demonstração. A tela possui três desenhos educativos representativos do conteúdo de educação em saúde: imagem de raio X da fratura do quinto metatarsal, exemplo de mecanismo que pode levar a lesão (como choque direto ao osso e inversão do pé) e uso de órtese do tipo bandagem para prevenção de traumas.

Discussão

A maquete educativa proporciona a visualização da fratura da parte proximal do quinto metatarsal de forma lúdica, permite que os atletas conheçam o pé e sejam atores na prevenção de possíveis lesões. Estudos semelhantes que utilizam a arte como forma de adquirir conhecimento apontam que representações artísticas favorecem o aprendizado, como em artigo sobre as obras clássicas de Aleijadinho que utilizou representação anatômica fidedigna de partes do corpo. A maquete produzida desperta para o autoconhecimento e o desenvolvimento de aptidões como atenção e observação do próprio corpo, habilidades importantes durante a execução dos movimentos de alta intensidade e variação, comuns no futebol.

Conclusão

A maquete educativa produzida tem o potencial de apoiar a área de educação em saúde, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, especialmente para os atletas de futebol. Ao apresentar de forma detalhada as complicações relacionadas à fratura por estresse no quinto metatarsal, esses recursos visuais podem aprimorar a habilidade dos atletas em identificar e prevenir tais condições de maneira mais eficiente. Ao compartilhar essas experiências e resultados em diferentes contextos pretende-se motivar o autocuidado e ampliar a abrangência e a efetividade na prevenção de fraturas por estresse. Assim, a combinação das técnicas artísticas para atividades de educação em saúde pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, como também pode beneficiar o rendimento esportivo dos atletas.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

UniFTC Salvador - Bahia - Brasil, Universidade do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Cauã Góes Santos Nascimento, Yasmin Costa Correia, Fernanda Mattos Silva Reis, Bruno Silva Souza, Paulo Raimundo Rosário Lopes, Carina Oliveira Santos