Dados do Trabalho
Título
Esporte, Saúde e Inclusão: Capacitação em Prevenção de Lesões no Futebol para Jovens de Comunidades Vulneráveis
Introdução e Objetivo
No convívio social brasileiro, o futebol é o esporte mais assistido e praticado. Ele é responsável por diversos investimentos e celebrações na nossa cultura. Entretanto, a prática intensa sem um treinamento ou educação adequada pode levar os atletas a desenvolver lesões musculares, articulares, ligamentares ou até uma combinação de todas, alterando o curso da carreira e da vida de muitos esportistas. Em algumas comunidades vulneráveis do país, muitos praticantes amadores não reconhecem os riscos dessas lesões e carecem da experiência necessária para preveni-las. O objetivo deste estudo é relatar a capacitação de atletas juvenis, baseada na atenção primária à saúde (APS).
Casuística e Método
Este relato de experiência descreve a visita de acadêmicos e de um orientador do curso de medicina do Centro Universitário Christus ao Núcleo Integrado de Saúde Anjos do Céu (NISA), um projeto social organizado pelo grupo "Tijuca Alimentos", que transforma vidas por meio do esporte. Os estudantes realizaram uma palestra para os atletas de futebol das categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, residentes de comunidades vulneráveis, abordando a importância da prática esportiva para a saúde e informando sobre o tema "Lesões Ligamentares de Joelho" , explicando os principais ligamentos. Além disso, foi apresentada uma breve revisão anatômica da região, abordando os mecanismos de lesão, tratamento e diagnóstico de cada injúria, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância do esporte para a manutenção da saúde, bem como as melhores formas de prevenir lesões.
Resultados
Foi realizada uma palestra para 100 atletas de futebol de campo, das categorias de base sub-13, sub-15, e sub-17. No primeiro momento foi realizada a formação acerca da importância da atividade física na formação dos jovens, como valioso instrumento de formação humana e aliado na prevenção de doenças. Posteriormente foi explicado as principais lesões relacionadas ao joelho, explicando o funcionamento mecânico e sua estrutura, enfatizado os quatro principais ligamentos: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL). Posteriormente foi realizado um momento de perguntas, em que os atletas e membros das comissões técnicas puderam esclarecer eventuais dúvidas.
Discussão
O futebol, por ser uma modalidade esportiva de alta energia e impacto, pode implicar diretamente na gênese de lesões articulares e entender a fisiopatologia de lesões traumáticas em jogadores de futebol profissionais ajuda no processo de compreensão desportiva que vai além do que é visto em campo. A abordagem multifatorial para prevenção de tais lesões ocorre desde o acompanhamento nutricional adequado, intensidade de treinamento/impacto, nível de desgaste muscular e esforço repetitivo. Lesões ligamentares no joelho demandam atenção especial, pois tais patologias podem levar o profissional a ter repercussões clínicas graves que têm o potencial de interromper a carreira futebolística do atleta.
Conclusão
A prevenção de lesões é um desafio que demanda capacitação proveniente não somente da equipe que acompanha o profissional, mas como do próprio atleta para entender a como prevenir e entender o processo patológico que possa estar atravessando. Ao observar as lesões de maior prevalência no futebol, entendemos que ao estimular o conhecimento sobre o tema, percebemos a carência de informações de qualidade e de entendimento no que diz respeito à lesão esportiva. Por fim, o presente estudo pode despertar os atletas a buscarem compreender melhor as patologias que são acometidos, bem como de estimular novas pesquisas sobre a temática em busca de direcionamento para prevenção de tais agravos.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil
Autores
Felipe de Albuquerque Ribeiro, Ítalo Lima da Costa Falcão, Anderson Arthur Marques de Carvalho, Guilherme Sávio Frota, Francisco Lucas Pinto Arcanjo, Pedro Felipe Austregésilo de Alencar