Dados do Trabalho
Título
Efeitos da Fotobiomodulação vascular (ILIB modificado) em atleta profissional
Introdução e Objetivo
O uso da terapia ILIB modificada (Intravascular Laser Irradiation of Blood) em atletas e esportistas favorece diversas funções sistêmicas fisiológicas como a ativação do sistema antioxidante, redução da inflamação sistêmica, melhora das características hemorreológicas e da resposta imunológica. Existem estudos que relatam a melhora a qualidade do sono após a aplicação da terapia ILIB.
A interação da terapia ILIB e o sono vêm sendo estudada a anos, se demonstrando eficaz em pacientes que apresentam dor crônica e má qualidade se sono. O presente estudo relata o caso de uma atleta que apresentava quadros de Apnéia Obstrutiva do Sono(AOS), Ronco e sono ruim após jogos oficiais noturnos de basquete profissional da LBF-Liga Brasileira de Basquete Feminino, e que apresentou melhora significativa em seus resultados de exame de Poligrafia do Sono - Biologix após sessões de terapia ILIB, transcutânea.
Casuística e Método
A atleta profissional, do gênero feminino, 29 anos, foi acompanhada inicialmente por quatro exames basais de Polissonografia do sono através do equipamento Biologix (Biologix Sistemas S.A - São Paulo),onde foi constatado alterações significativas da AOS, ronco e Carga Hipóxica. O protocolo do ILIB modificado iniciou no dia seguinte do jogo, com 10 sessões aplicadas em dias alternados. A técnica consistia na irradiação do sangue por via transcutânea da artéria radial com o equipamento E-lib (DMC equipamentos - São Carlos).
A termino da ultima sessão, a atleta teve um jogo com as mesmas condições dos jogos noturnos anteriores e neste momento foi realizada nova Polissonografia do Sono.
Resultados
O primeiro exame de Poligrafia do Sono – Biologix no dia 13 de março de 2024, com tempo valido de 6h56min, observado 18 dessaturações de oxigênio, com IDO de 2,6/hora (normal: inferior a 5/hora), ronco durante 8% do tempo de registro (Fig. 1). O segundo exame realizado dia 13 de março de 2024, com tempo valido de 6h34min, observando 26 dessaturações de oxigênio, com IDO de 4,0/hora (normal: inferior a 5/hora), ronco durante 18% do tempo de registro (Fig. 2). O terceiro e último exame basal realizado no dia 16 de março de 2024, tempo valido de 7h34min, observando 11 dessaturações de oxigênio, com IDO de 1,4/hora (normal:onferior a 5/hora), foram detectados eventos de ronco durante 5% do tempo registrado (Fig. 3). O quarto exame realizado no dia 06 de abril de 2024 – após jogo noturno com tempo válido de 7h29min, foram observadas 155 dessaturações de oxigênio, com IDO de 20,7/hora (compatível com Apnéia do sono moderada) e ronco durante 26% do tempo registrado. Outro dado relevante descrito foi a Carga Hipóxica (CH) de 93,5 %min/hora e permaneceu abaixo de 90% durante 6% do tempo de registro (30 minutos) (Fig. 4). O quinto exame realizado no dia 09 de maio de 2024 - após jogo noturno. O tempo válido foi de 6h38min, foram observadas 18 dessaturações de oxigênio, com IDO de 2,7/hora (normal: inferior a 5/hora), ronco durante 38% do tempo registrado e Carga Hipóxica (CH) de16,4%min/hora (fig 5).
Discussão
A saúde do sono é uma consideração importante para o desempenho atlético. A perda de sono ou má qualidade pode prejudicar a força muscular, a velocidade e outros aspectos do desempenho físico. O uso da terapia ILIB, em atletas e esportistas favorece melhoras no efeito sistêmico devido alteração metabólica não só na irradiação local, mas também em áreas mais distantes devido ao fato de que as substâncias são liberadas na corrente sanguínea. A aceitação da terapia ILIB transcutânea é incrivelmente alta.
Conclusão
A Terapia ILIB se mostrou um tratamento eficaz neste caso em que a atleta apresentou distúrbios do sono como Apneia Obstrutiva do Sono, Ronco e aumento da Carga Hipóxica após atividades físicas intensas no período noturno. Novos estudos são necessários para melhor entendimento da influência da terapia ILIB e seus efeitos sobre o sono.
Área
Medicina do Esporte
Autores
Duilio Lucchesi, Marcelo Galotti, Meire Maman, Alexandre Fonseca Barberini