Dados do Trabalho
Título
JEJUM INTERMITENTE: UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE
Introdução e Objetivo
À medida que os anos passam o número de pessoas com excesso de peso aumenta. O excesso de peso é um desequilíbrio entre ingerir muitas calorias, através do alto consumo de açucares, gorduras e álcool, e baixo nível de perda calórica, devido à falta de exercícios físicos e vida sedentária. Pode-se classificar o excesso de peso em duas fases, sendo sobrepeso e obesidade. A caracterização da obesidade se dá pelo acúmulo excessivo de gordura corporal do indivíduo, trazendo dificuldades respiratórias, alterações em seu metabolismo e comprometimento em seu aparelho locomotor. A obesidade é uma doença de etiologia multifatorial sendo eles, estado depressivo, baixo nível de atividades física, efeitos adversos de medicamentos e alta ingestão de calorias sem perda calórica. A Organização Mundial da Saúde estabelece como diagnóstico o parâmetro de índice de massa corporal (IMC)/Body mass index (BMI), que consiste em relação entre peso corporal (KG) e estatura (m)², resultados acima de 30 kg/m², são considerados obesos. Fatores de risco a saúde podem estar associados a obesidade: diabetes melito tipo II, hipertensão, dislipidemia, doenças cardiovasculares e alguns canceres. O número de adultos obesos tem aumentado apresentando uma situação epidêmica de 650 milhões de adultos obesos no mundo. Algumas intervenções podem ser feitas para que haja perda de peso corporal, sendo exercícios físicos frequentes, alimentação equilibrada enquanto a gorduras, açucares, redução de bebidas alcoólicas e Jejum Intermitente (JI). O JI é uma das intervenções utilizadas com bons resultados para perda de peso. Consiste em intervenção dietética com restrição alimentar, em períodos de 14 a 20 h, onde alimentações em cinco dias da semana são livres e dois com restrições. O organismo passa a consumir a reserva de gordura diminuindo o excesso de peso.
Objetivo: analisar os efeitos do JI no controle da obesidade, avaliando mecanismos fisiológicos, impactos na perda de peso e saúde metabólica.
Casuística e Método
Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que foi conduzida através de busca sistemática nas bases de dados PubMed e Scielo, com utilização de termos relacionas ao jejum intermitente e Obesidade, tais como “Intermittent Fasting” e Obesity. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos em inglês e português que abordavam especificamente o Jejum Intermitente em Obesos. Os artigos selecionados foram criteriosamente analisados quanto aos fatores de risco identificados, causas subjacentes, métodos de diagnóstico e medidas preventivas recomendadas.
Resultados
o JI tem resultados significativos em perda de excesso de peso. Sendo que resultados de JI feitos em 14 a 20 horas por 12 semanas tem como resultado a perda de peso médio é de 4,5kg, ou uma taxa de 5% de perda de peso em 3 meses. Fatores como hipertensão e alta taxa de glicemia na corrente sanguínea obtiveram redução frente ao JI. O JI obteve bons resultados em perda de peso, devido ao seu papel de melhoramento em perfil metabólico, uma vez que taxas de glicemia diminuem em jejum, obtendo também diminuição de triglicerídeos.
Discussão
O JI ode ser uma estratégia eficaz para perda de peso e melhoria da saúde metabólica na obesidade. Estudos sugerem que o JI pode promover a perda de peso através da restrição calórica e da melhoria da sensibilidade à insulina. Também tem sido associado a redução da gordura visceral (intimamente relacionada ao desenvolvimento de doenças metabólicas). Promove a autofagia, regula o metabolismo energético, contribui para a melhoria da saúde metabólica.
Conclusão
Visto que o número crescente de indivíduos obesos no mundo tem aumentado cada vez mais, se faz necessário uso de novas ferramentas para tratamento de obesidade. O Jejum Intermitente se mostrou eficaz em Diminuição de peso, devido a modulação metabólica e consumo de reservas calóricas. Sendo então uma ferramenta promissora para tratamento de obesidade.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
FMR - São Paulo - Brasil, UNESP - São Paulo - Brasil, UNIFSP - São Paulo - Brasil, UNINOVE - São Paulo - Brasil
Autores
Oscar Corrêa Sanchez, Eduarda Gimenes Corrêa de Barros, Renan Aparecido Vígaro, Luis Otavio Teixeira Vígaro, Luciene Patrici Papa