Dados do Trabalho
Título
A NATAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ADULTOS INICIANTES E AVANÇADOS: O QUE SABEMOS?
Introdução e Objetivo
A aprendizagem motora é um processo dinâmico que envolve mudanças e adaptações contínuas. O ser humano passa por transformações motoras, caracterizadas por movimentos descoordenados e imprecisos. Habilidades motoras, como as exigidas na prática da natação, com foco no feedback extrínseco, podem ser definidas como ações com um objetivo claro, como nadar de forma precisa e eficiente. A aquisição de novas habilidades e o aperfeiçoamento da performance são resultados de técnicas e metodologias transmitidas por meio de conhecimento especializado. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar o processo de aprendizagem motora e o impacto do feedback extrínseco na prática do nado crawl, destacando como esses fatores contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras em iniciantes e experientes. Além disso, busca-se analisar como o feedback extrínseco pode acelerar o progresso dos praticantes, promovendo avanços tanto na execução do movimento quanto na performance geral.
Casuística e Método
Estudo de revisão de literatura bibliográfica, com a análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2024, em português e inglês. Foram utilizados termos indexadores como “aprendizagem motora”, “natação” e “iniciantes” nas bases de dados Pubmed/Medline, SciELO, Cochrane Library e Web o Science. A seleção e análise dos materiais ocorreram entre fevereiro a setembro de 2024.
Resultados
O aprendizado e o desempenho motor no nado crawl evidenciam diferenças marcantes entre praticantes iniciantes e avançados. Os principais resultados observados foram: 1. Tempo de reação: Esta é uma capacidade perceptivo - motora treinável e crucial para o sucesso no nado crawl. Foram encontradas diferenças significativas entre iniciantes e nadadores avançados, com os mais experientes apresentando tempos de resposta mais rápidos. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, sua atividade motora se adapta e se refina, resultando em respostas mais ágeis. Em contrapartida, os iniciantes ainda estão em fase de desenvolvimento, necessitando de maior atenção e aperfeiçoamento no conhecimento de performance; 2. Feedback extrínseco: Para que os praticantes executem suas atividades motoras com excelência, é fundamental a avaliação externa. Esse feedback permite correções baseadas nas teorias do nado, o que acelera a aquisição de habilidades motoras e otimiza o desempenho dos nadadores. Assim, o feedback extrínseco se mostra uma ferramenta essencial para o progresso e a busca pela excelência no nado crawl.
Discussão
A aprendizagem motora é um processo contínuo que provoca transformações significativas, especialmente em atividades desafiadoras como o nado crawl. Essa técnica exige coordenação e eficiência dos movimentos, tornando o desenvolvimento de habilidades motoras essencial. O feedback extrínseco, nesse contexto, é fundamental, especialmente para iniciantes. Ele facilita a correção de erros e acelera a aquisição de habilidades, permitindo ajustes técnicos mais eficientes e uma evolução mais rápida no desempenho. Assim, o feedback externo se revela uma ferramenta valiosa no progresso e na performance de nadadores iniciantes.
Conclusão
O feedback extrínseco tem um papel essencial no desenvolvimento das habilidades motoras de nadadores iniciantes. Os nadadores experientes possuem maior domínio sobre suas habilidades motoras, enquanto os iniciantes, ao receberem feedback adequado, mostram um progresso significativo na execução do nado crawl. Para maximizar o potencial de aprendizagem e aprimoramento motor, é fundamental que os iniciantes recebam acompanhamento constante, baseado em feedback de performance. Isso acelera o processo de adaptação e promove melhorias na performance geral no esporte.
Área
Medicina do Esporte
Autores
Gresiele Amanda Henrique, Verônica Toledo Saldanha, Widjane Sheila Ferreira Gonçalves