Dados do Trabalho
Título
O EXERCÍCIO FÍSICO COMO FERRAMENTA PARA MANUTENÇÃO DA ABSTINÊNCIA EM GRUPOS DE CESSAÇÃO AO TABAGISMO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE
Introdução e Objetivo
O tabagismo é considerado a maior causa de morte evitável do mundo. Em uma visão ampla das consequências do consumo de tabaco, a OMS indica situações como mortes precoces dos usuários, redução da renda familiar, aumento dos gastos públicos com saúde e o decréscimo do desenvolvimento econômico por perda de população economicamente ativa. Dessa forma, o presente trabalho pretende analisar como o Exercício Físico pode contribuir como ferramenta para a cessação do Tabagismo e manutenção da abstinência ao tabaco ao longo de 6 meses, bem como observar os impactos do Exercício Físico na qualidade de vida dos participantes vinculados a um Programa de Cessação de Tabagismo.
Casuística e Método
A população foi composta pelos participantes do Grupo de Cessação de Tabagismo em uma UBS que se encontravam aptos do ponto de vista clínico à realização das atividades propostas. Os dados foram obtidos durante encontros presenciais do Programa, da aplicação dos questionários Instrumentos de Qualidade de vida abreviado (WHOQOL-bref) e do Teste de Fagerstrom antes e após o Protocolo de Atividade Física, realizado semanalmente como parte integrante das consultas de manutenção. O Protocolo proposto possui em sua composição elementos que visam aperfeiçoar valências distintas e complementares, que não só proporcionam bem-estar, mas também aumentam funcionalidade e independência do sujeito nas suas atividades diárias. Durante a sessão foram trabalhados exercícios de alongamento e mobilidade multiarticular, sendo eles: cintura escapular, ombros e cotovelos, quadril e coluna, joelhos e tornozelos. Após, faziam-se educativos para otimização da biomecânica da corrida com peso corporal e elásticos, caminhadas progressivas, com estímulos de zonas de treinamento por aumento de carga de trabalho.
Resultados
Observou-se ao longo de 6 meses a relevância da Atividade Física na manutenção da abstinência ao tabaco, bem como os impactos dentro da esfera biopsicossocial e qualidade de vida dos participantes. Aplicou-se o questionário WHOQOL-bref aos 6 participantes que concluíram todas as fases do projeto, antes e ao término do Protocolo de atividade física, avaliando-se os quatro domínios (Social, Psicológico, Físico, Ambiental) e teve seus resultados comparados. Observou-se melhora em todos os escores do WHOQOL-bref, exceto no domínio “ambiental”. Dentre as melhorias, destacam-se o grau de satisfação da qualidade de vida e com relação à saúde, redução da fadiga, sono e aumento do desempenho de atividades diárias, da aceitação da aparência física e satisfação pessoal, da satisfação em relações sociais, da satisfação referente ao acesso às informações e lazer, porém sem alterações do grau de satisfação quanto ao acesso à saúde, moradia, transporte e segurança, nem no grau de satisfação no aspecto financeiro.
Discussão
Muitos participantes possuíam condições físicas não limitantes à realização dos exercícios, no entanto, não se encontravam em condições psíquicas que permitissem uma prática confortável. Portanto, a falta de organização psíquica, ambivalência, relação familiar conflituosa, momento emocional instável e de mudança comportamental contribuíram significativamente na falta de adesão ao programa. O perfil de participantes aderentes ao protocolo era composta de adultos de meia-idade, aposentados, com rede de apoio familiar sólida e satisfatória organização pessoal, financeira e psíquica.
Conclusão
Com os resultados obtidos é evidente a relevância de um programa de atividade física vinculado aos Grupos de Cessação ao Tabagismo, independente do nível de atenção à saúde em que o paciente se encontre, podendo servir como ferramenta estratégica para incremento da adesão ao processo de cessação e melhorias em todos os espectros que envolvem sua qualidade de vida.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) - São Paulo - Brasil
Autores
Júlia Costa Justo, Mateus José Schimitz José Schimitz, Luíza Mancinelli Vercelli, Felipe Pacheco de Piratininga Figueiredo, Lucas Eduardo Mendes Silva , Thomas Brolin Vieira Nascimento