Dados do Trabalho
Título
Efeitos da suplementação de beta alanina na performance de nadadores competitivos
Introdução e Objetivo
A beta-alanina (BA) é um aminoácido não essencial obtido da dieta e sintetizado pelo fígado. Seu principal papel no organismo se dá no músculo esquelético, onde atua como precursor da carnosina: um dipeptídeo relacionado com a redução da fadiga muscular, já que é capaz de neutralizar íons de hidrogênio acumulados durante o exercício físico e alcalinizar o pH intramuscular. Isso levaria a um potencial incremento na performance atlética, especialmente em esportes que envolvem grandes acúmulos de lactato, como a natação - foco desta revisão.
Casuística e Método
Para a realização do estudo foi empregada uma revisão de literatura, cujo período de tempo considerado foi de 12 anos a contar de 2012. As plataformas de base de dados escolhidas foram o Pubmed e o Google Acadêmico, e os critérios de seleção foram: Estudos compatíveis com o tema, em formatos de ensaios clínicos randomizados ou revisões sistemáticas, acessíveis na íntegra, em língua inglesa. Foram encontrados inicialmente 32 artigos, dos quais foram excluídos 22 por estarem duplicados, abordarem temas diferentes do previsto ou abordarem apenas a suplementação de BA em conjunto com outras substâncias; Resultando em um total de 10 artigos
Resultados
Os estudos utilizados avaliaram a influência da BA atletas que competiam em provas de 100m, 200m e 400m, estilo livre, e tiveram como base três principais estatísticas: O pH e o lactato sanguíneo pós exercício, os limiares ventilatórios primário e secundário e, por fim, a análise do rendimento em provas antes e depois da suplementação. O protocolo de ingestão de BA nos estudos variou entre 4,8g/dia ou 6,4g/dia, ambos por, pelo menos, 4 semanas e divididos entre 6-8 doses ao dia (visando evitar o colateral da parestesia). Em todos os estudos que utilizaram a dosagem de 6,4g/dia foram notadas melhorias em todas as estatísticas já citadas. Porém os estudos que utilizaram a dosagem de 4,8g/dia não apresentaram consenso entre si, enquanto Mero, et. al e Norberto et. al não notaram desenvolvimento significativo em nenhuma das estatísticas, analisando, respectivamente provas de 100m e 400m, Chung. et al, ao utilizar-se da mesma dosagem por um maior período de tempo (70 dias), relatou melhora significativa tanto nos índices de lactato, como no rendimento em provas de 100m e 200m.
Discussão
Assim como apontado pela revisão de Caputo et. al, é notável a existência de benefícios da BA no desempenho de esportes aquáticos, porém este estudo acaba por não abordar aspectos inerentes à prática exclusiva de natação, como a tolerância a apneia (que pode ser influenciada pela alcalinização do pH sanguíneo) e a influência da BA em outros estilos de nado como borboleta, peito e costas - que possuem exigências fisiológicas diferentes do nado crawl. Ademais, é necessário considerar outras variáveis que podem afetar a eficiência da suplementação de BA, como a relação dose diária/tempo de uso e o tipo de prova disputada, uma vez que os estudos que não apresentaram resultados positivos se diferenciam do restante em especial nesses dois aspectos. Em seu estudo, Mero et. al fez uso de uma dose consideravelmente mais baixa que os outros (4,8g/dia por 4 semanas), sendo cabível realizar novos estudos atrelando, por exemplo, a dosagem ao peso corporal do indivíduo. Já Norberto et al abordou unicamente os resultados em provas de 400m,consideradas provas de fundo que possuem exigências diferentes das provas de 100m e 200m, abordadas pelos demais. Portanto, faz-se válida uma análise mais profunda de como a BA age em provas de fundo, tais como os 400m, 800m e 1500m.
Conclusão
Por fim, os estudos demonstraram, em sua maioria, efeitos positivos da BA em relação a performance na natação competitiva de provas rasas 100m-200m. Todavia, fazem-se necessários mais estudos para avaliar qual a dosagem e período de uso necessários para começar a se obter o referido benefício, bem como até qual metragem de prova o benefício se mantém.
Área
Medicina do Esporte
Autores
Otávio do Bem Berzuino, Gabriel Vinicius Viana, Luiz Augusto Belgamo Rosetto, Fernanda Maester Xavier, Vitor Leite de Almeida