Dados do Trabalho
Título
REABILITAÇÃO E RETORNO AO ESPORTE: REVISÃO SOBRE PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO APÓS LESÕES DO MANGUITO ROTADOR E SUA EFICÁCIA NA MELHORA DA DOR E DE OUTRAS QUEIXAS
Introdução e Objetivo
A dor no ombro relacionada ao manguito rotador (RCRSP) é uma queixa comum na atenção primária, frequentemente associada à redução da função muscular, dor e alterações na cinemática, levando à incapacitação significativa. Intervenções como exercícios terapêuticos, terapias por ondas de choque extracorpóreas (ESWT), injeções de corticosteroides, bandagens elásticas e outras inovações têm sido estudadas para melhorar a funcionalidade do manguito e os sintomas referidos. O objetivo deste estudo é revisar as principais tendências dos programas de reabilitação e avaliar sua eficácia na redução das queixas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Casuística e Método
O presente trabalho trata de uma revisão de literatura, cujos dados foram obtidos no PubMed acerca das diferentes modalidades e programas de reabilitação para pacientes com lesão no manguito rotador e que não passaram por procedimento cirúrgico. Para tal, foi utilizada a estratégia de busca (("Rehabilitation) AND "Rotator Cuff Injuries") NOT "Postoperative Care", com o filtro de 5 anos e com a exclusão de revisões sistemáticas. Dos 99 artigos encontrados, 2 (dois) revisores aplicaram os critérios de exclusão, dentre os quais a análise de pacientes operados, ser um estudo de revisão de literatura e artigos com falhas metodológicas evidentes. Logo, selecionou-se 9 artigos.
Resultados
Nos casos de RCRSP, o tratamento cirúrgico não se mostra essencialmente mais eficaz que a intervenção não cirúrgica, sendo o exercício terapêutico uma das opções alternativas mais defendidas. Outras terapias também se mostram eficazes, como o uso de injeções subacromiais de corticosteroides e o uso de Plasma Rico em Plaquetas (PRP), que promovem redução dos desconfortos. Enquanto o ESWT reduz a dor precoce no ombro e as bandagens elásticas não mostraram resultados superiores em comparação ao tratamento baseado apenas em exercícios.
Discussão
O uso dos métodos terapêuticos benéficos em associação podem ser potencializadores da melhora na qualidade de vida dos que possuem a RCRSP. A fisioterapia, prescrita e supervisionada por um profissional, tem como resultados a redução das dores e da incapacidade, especialmente em comparação a não intervenção ou uso de placebos. A administração de injeções corticosteroides têm efeitos benéficos a curto prazo, enquanto a PRP melhora a qualidade de vida a longo prazo, sendo boas estratégias em momentos diferentes do tratamento. Além disso, o ESWT e o exercício, em associação, reduziram mais efetivamente a dor precoce no ombro do que a reabilitação sozinha.
Conclusão
As intervenções não cirúrgicas, como exercícios terapêuticos, são eficazes na redução da dor e melhora da função em pacientes com RCRSP. Injeções de corticosteróides trazem alívio a curto prazo, enquanto o PRP oferece benefícios a longo prazo. A combinação de terapias, como ESWT e exercícios, potencializa a redução da dor precoce. Assim, abordagens multimodais, incluindo fisioterapia e intervenções terapêuticas apropriadas podem otimizar a reabilitação dos pacientes.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
Hanna Gabriela Bezerra de Macêdo Tinôco, Giovana Dos Santos Figueredo, Italo Schneider Medeiros, Luísa Dantas Corrêa, Monique Nunes da Silva, Luíza Mancinelli Vercelli