Dados do Trabalho
Título
Validação do Instrumento de Orientação para Vocação Esportiva (VocSports®) com base em Medidas Antropométricas Epigenéticas e na Análise Física de Desempenho dos atletas de futsal nos Jogos da Juventude
Introdução e Objetivo
A adoção de estratégias objetivas para a escolha de talentos capazes e adequados para o esporte é muito importante. Essas estratégias levam ao uso otimizado de recursos, suporte e treinamento adequado, permitindo que o atleta desenvolva seu potencial. Eles também permitem a redução da evasão escolar e, ao mesmo tempo, desenvolver novas competências que serão acrescentadas ao potencial natural existente do atleta. Neste cenário, a Ferramenta de Orientação para Vocação Esportiva – VocSports® – é uma ferramenta inovadora para predição de vocações esportivas com base em dados epigenéticos e antropométricos. Desenvolvido para avaliar predisposições biofísicas como força, velocidade, coordenação motora, resistência e relações antropométricas, VocSports® é um preditor que utiliza o potencial epigenético das crianças com auxílio de métodos computadorizados e uma avaliação antropométrica epigenética. Embora o VocSports® tenha demonstrado validade científica robusta por meio da validação de processos que envolvam análises de consistência e objetividade, ainda há escassez de estudos que possam avaliar sua eficácia prática em contextos reais. Com isso em mente, o objetivo deste artigo é validar a eficácia prática do VocSports® através da análise de medidas antropométricas epigenéticas e do desempenho físico de atletas de futsal participantes dos Jogos da Juventude.
Casuística e Método
Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal e correlacional realizada com uma amostra censitária de 375 atletas de futsal e 1.338 atletas de outras modalidades coletivas (basquete, handebol e voleibol). As medidas antropométricas e as medidas de avaliação física foram coletadas seguindo protocolos padronizados, com análise estatística realizada com o SPSS 25.0 e uso da ANOVA e do Post Hoctest de Tukey para comparação das medidas, bem como da Correlação de Pearson para associações entre as variáveis.
Resultados
A amostra incluiu um total de 1.713 atletas (= 16,22±0,83 anos). Os atletas de futsal são significativamente mais ágeis e coordenados do que aqueles que jogam handebol (ÿ% = 2,74%, p < 0,001) e basquete (ÿ% = 2,33%, p = 0,006); são mais rápidos que os valores médios dos atletas das três outras modalidades (ÿ% = 1,94%, p = 0,012). Quanto às relações antropométricas epigenéticas, os atletas de futsal apresentam vantagens na LLHR (ÿ% = 2,13%, p = 0,001) e no IMC (ÿ% = 2,74%, p = 0,002).
Discussão
A análise de correlação revela relações significativas entre as variáveis, destacando a importância do controle do IMC para o desempenho no futsal. O estudo não só valida os parâmetros do VocSports®, mas também expande a compreensão das principais características fisiológicas para a excelência no futsal, proporcionando assim um modelo que pode ser replicado em diferentes contextos e modalidades esportivas.
Conclusão
O VocSports® demonstrou eficácia prática na predição e identificação de talentos esportivos no futsal, validando sua aplicabilidade em contextos competitivos reais. Esta ferramenta pode ser utilizada para a orientação esportiva vocacional de jovens, auxiliando na formação de atletas com base em parâmetros biofísicos e antropométricos.
Área
Medicina do Esporte
Autores
Mariane Azevedo Barreto, Lais Teles Lima Machado, Ronaldo Lins Meira, Estelio Henrique Martin Dantas