Dados do Trabalho


Título

O papel dos dispositivos vestíveis na performance esportiva: promessa ou realidade?

Introdução e Objetivo

É notório que as grandes empresas de aparelhos eletrônicos estejam investindo e criando cada vez mais dispositivos capazes de monitorar dados vitais e variáveis nas diversas atividades esportivas. A crescente popularidade desses dispositivos, como relógios inteligentes, pulseiras inteligentes e sensores integrados a roupas esportivas, tem gerado grande interesse em entender como essas tecnologias podem influenciar o treinamento e o rendimento de atletas jovens. A presente revisão de literatura tem como principal objetivo sintetizar as pesquisas mais recentes que investigam o impacto do uso de dispositivos vestíveis no desempenho esportivo de jovens. Diante desse cenário, a questão central que norteia esta revisão é: o uso de dispositivos vestíveis por jovens atletas, profissionais ou amadores, está associado a algum tipo de ganho de performance?

Casuística e Método

Trata-se de revisão sistemática de literatura, em consonância às diretrizes do protocolo PRISMA para avaliar a efetividade de dispositivos eletrônicos vestíveis na saúde e no ganho de performance. Foram consultadas as bases de dados PubMed, SciELO e Cochrane Library. Conectados pelo operador booleano AND, "Performance", "Wearable Electronic Devices" e "Exercise" foram os descritores utilizados. Os critérios de inclusão perfizeram estudos publicados nos últimos cinco anos em inglês ou português, com análise quantitativa ou qualitativa da eficácia de dispositivos eletrônicos vestíveis, selecionados apenas ensaios clínicos randomizados. A seleção dos artigos ocorreu em três etapas: leitura de títulos e resumos, leitura completa dos artigos relevantes e avaliação metodológica com base no risco de viés da Cochrane. A seleção foi guiada pela pergunta PICO: P (População) - atletas jovens e sem doenças; I (Intervenção) - uso de dispositivos eletrônicos vestíveis; C (Comparação) - monitorização convencional; O (Desfecho) - ganho de performance. Um total de 7 estudos cumpriram os critérios e foram analisados na íntegra.

Resultados

Os estudos demonstram que o impacto das tecnologias e intervenções é variável, dependendo de diversos fatores, como o tipo de tecnologia utilizada, a população estudada e os parâmetros avaliados. Algumas pesquisas indicam que o uso de tecnologias como estimulação cerebral e feedback em tempo real pode melhorar o desempenho em determinadas atividades, como a corrida de resistência. No entanto, outros estudos não encontraram diferenças significativas entre os grupos que utilizam as tecnologias e os grupos controle.

Discussão

Os estudos analisados convergem para um ponto central: a investigação do impacto de tecnologias e intervenções específicas sobre o desempenho físico, bem-estar e saúde de diferentes grupos populacionais. Embora cada pesquisa tenha suas nuances e particularidades, é possível identificar alguns achados comuns e tendências gerais. Em primeiro lugar, a utilização de dispositivos vestíveis e tecnologias como relógio inteligente, pulseiras de atividade e sistemas de estimulação cerebral se mostra como uma ferramenta cada vez mais presente nas pesquisas da área. Esses dispositivos permitem coletar uma grande quantidade de dados sobre o desempenho físico, o sono, o estresse e outros parâmetros fisiológicos, o que possibilita uma análise mais detalhada dos efeitos das diferentes intervenções.

Conclusão

Por fim, ficou claro que não é possível afirmar com exatidão se o uso dispositivos vestíveis inteligentes atua na melhora da performance em atletas. Visto que ainda existem poucos estudos acerca desse tema e possuem resultados divergentes. Portanto, mais estudos são necessários para avaliar os efeitos desses dispositivos. Mas é notório o potencial desses equipamentos na saúde dos indivíduos. Pois, além de monitorar o desempenho e rendimento, eles proporcionam dados para identificar possíveis condições físicas que possam atrapalhar o desempenho ou até mesmo a saúde dessas pessoas.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Faculdade Atenas Sete Lagoas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabriel Domingues Dos Santos, Fernando Augusto Lima Ribeiro Mattos, Arthur Barbosa Santos, Cláudio De Melo Batista