Dados do Trabalho


Título

Marcadores Fisiológicos Agudos Pós-Exercício em Jovens Adultos

Introdução e Objetivo

O desempenho muscular em exercícios físicos de curta duração e alta intensidade ocorre por diversos fatores, dentre eles, o auxílio de marcadores enzimáticos. A creatina desempenha um papel crucial no fornecimento rápido de energia, convertendo-se em fosfocreatina (PCr) no citosol para regenerar ATP durante atividades intensas, podendo sua suplementação melhorar o desempenho em exercícios de curta duração e aumentar a massa muscular. Embora seja eficaz em doses moderadas, altas doses podem causar efeitos adversos, como problemas renais. Além disso, enzimas como creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) são usadas como biomarcadores de danos musculares após exercícios intensos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo verificar o efeito da suplementação de Creatina nas respostas agudas imediatas das enzimas creatina-quinase (CK) e Lactato desidrogenase (LDH) durante 3 semanas após exercícios resistidos.

Casuística e Método

A amostra foi realizada com dezoito voluntários fisicamente ativoss do sexo masculino, com faixa etária entre 20 e 25 anos, entre 165 cm e 175 cm e peso corporal 70kg a 80kg.A suplementação foi dividida em três etapas: uma semana sem suplementação, segunda semana com maltodextrine e terceira semana com creatina em horário padronizado, sendo também orientados a não consumir álcool ou cafeína nesse período. Foram coletados 5ml de sangue imediatamente antes da realização dos testes, repetindo coleta imediatamente após os testes de treinamento. Todos os participantes realizaram testes de desempenho físico nos exercícios de flexão de cotovelo na barra fixa, flexão no solo, flexão abdominal, e sprint de 50 metros, após serem orientados sobre a execução correta de cada um, sendo convidados a repetí-los a cada semana da duração do estudo. Para a análise dos resultados, utilizou-se o software GraphPad Prism, para análise da variância amostral foi utilizado o fator Anova, e para comparação de médias foi utilizado o teste de Tukey. O estudo admitiu o nível de p<0,05 para a significância estatística.

Resultados

Com o presente estudo a suplementação de creatina promoveu um aumento significativo (p < 0,05) na potência máxima durante o teste de barra fixa, no teste de flexão no solo, bem como redução do dano muscular, verificado nas enzimas CK e LDH, devido o uso da creatina.

Discussão

A suplementação de creatina (Cr) mostrou aumentar significativamente a força e o desempenho em exercícios de alta intensidade, especialmente em fibras musculares de contração rápida (tipo II), que possuem maior concentração de Cr e fosfocreatina (PCr). O grupo tratado com creatina apresentou maior número de repetições em comparação aos outros grupos, enquanto a suplementação de maltodextrina também contribuiu para um aumento nas repetições, provavelmente devido à maior disponibilidade de glicose/glicogênio durante o exercício. Contudo, a creatina não influenciou o desempenho em sprints curtos de até 60 segundos, conforme evidenciado pelos testes de 50 metros.
Além de melhorar o rendimento esportivo, a creatina demonstrou proteger os músculos contra danos, reduzindo significativamente os níveis de CK e LDH no sangue, marcadores de lesão muscular. Esses níveis elevados após o exercício podem ser indicativos de microlesões e diminuição da capacidade de contração muscular, e a redução observada com a suplementação de Cr sugere uma melhor recuperação e adaptação muscular. A LDH, em particular, reflete o impacto do exercício em fibras do tipo II, enquanto a análise de CK pode ser útil para monitorar a recuperação muscular adequada após atividades intensas.

Conclusão

A suplementação de creatina pode beneficiar o desempenho dos sujeitos devido a redução dos danos musculares pós exercício durante os exercícios de alta intensidade e curta duração realizados em reduzidos períodos de tempo.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Universidade Federal do Acre - Acre - Brasil, Universidade Federal de Catalão - Goiás - Brasil

Autores

Victor Pedrosa Ferreira de Souza, Guilherme Santos de Oliveira, Camila Pugliesi de Figueiredo, Carolina Freitas Silva, Thiago Montes Fidale, Romeu de Paulo Martins Silva