Dados do Trabalho
Título
Estimulantes naturais de testosterona: uma alternativa eficaz na performance?
Introdução e Objetivo
A sociedade tem demonstrado bastante interesse em estimulantes para aumentar a performance física de maneira natural, utilizando “testosterone boosters”. Há uma exponencial venda on-line desses suplementos, entranto, percebe-se ausência de controle de qualidade para afirmar sua eficácia. Tais compostos conhecidos como “aumentadores de testosterona” têm sido disseminados como uma fonte segura para indivíduos que buscam melhora da performance sexual e física, como no processo de hipertrofia muscular. Esse artigo busca discutir a efetividade desses ativos e abordar os reais impactos dessa suplementação para a saúde hormonal dos usuários.
Casuística e Método
Esse estudo se baseia numa revisão de literatura cuja base foram artigos que relacionavam o uso de testo boosters e o aumento da testosterona.
Resultados
Com base nos estudos consultados, foi evidenciado uma ausência clara de benefícios do uso de testosterona endógena.
Segundo Balasubramanian e Thirumavalavan, foram catalogadas diversas avaliações online na Amazon.com a respeito dos T-boosters.Após a análise dos comentários,e revisão, verificou-se insatisfação dos consumidores, demonstrando baixa ou nula eficiência no aumento da libido, disposição, força e ereção.
De acordo com Morgentaler e Aguilar-Morgan, foi feita uma revisão dos efeitos dos principais ingredientes utilizados nestes suplementos. Testes foram feitos no Tribulus Terrestre e Maca, sendo analisado que não houve relevância. Já o Ashwagandha, apresentou aumento sérico relevante de testosterona.
Conforme visto por Sokolakis e Schoentgen, ocorreu um estudo de caso-controle com atletas do sexo masculino, homens com hipogonadismo de início tardio, homens inférteis e homens saudáveis versus placebo, não apresentou aumento dos niveis de testosterona.
Discussão
Após diversos estudos a respeito desses suplementos, resultados negativos marcaram sua baixa ou zero eficácia.
Balasubramanian e Thirumavalavan, reuniram diversos comentários de consumidores, demonstrando a baixa ou inexistente eficácia do uso dos suplementos de testosterona naturais.
De acordo com Morgentaler e Aguilar-Morgan ,os principais ingredientes utilizados nestes suplementos não apresentaram eficácia no aumento de testosterona, desempenho físico e sexual, além disso, foi possível perceber efeitos colaterais com o Tribulus Terrestre relacionados a hepatotoxicidade, alterações da mucosa gástrica e hiperbilirrubinemia que, em altas doses, progride para insuficiência renal e distúrbios neurológicos graves.Com exceção do Ashwagandha que demonstrou mudanças significativas no ganho de massa muscular, perda de gordura corporal, força e níveis séricos de testosterona em relação ao grupo placebo, apresentando resultados positivos. Porém, mesmo sendo dados promissores, é um estudo muito limitado, não podendo garantir a real eficácia desse ingrediente, já que a concentração de cada ingrediente nos suplementos não é de conhecimento.
Além disso, o estudo de Sokolakis e Schoentgen identificou que a maioria dos indivíduos testados não apresentou supra de testosterona.
Conclusão
O uso de ”testo boosters” não é aconselhável, devido à ausência de robustez de estudos fidedignos que comprovem a eficiência desses suplementos. Além disso, a junção de dados fornecidos pelos usuários demonstram resultados negativos para o aumento da testosterona sérica, desempenho físico, perda de gordura e ganho de massa muscular. Desse modo, após a revisão de diversos estudos, é possível perceber a baixa ou ineficiente eficácia dos ditos “testo booster”, além de apresentar possíveis efeitos colaterais, sendo necessário o desencorajamento do uso desses medicamentos.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Faculdade de medicina Souza Marques - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Julio Cesar Da Mota Vilas Boas Vieira