Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA EFICÁCIA DE DIFERENTES SUPLEMENTOS NO DESEMPENHO ESPORTIVO E NA RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO.

Introdução e Objetivo

O uso de recursos ergogênicos nutricionais tem crescido nos últimos anos com objetivo de melhoria da performance esportiva e de uma recuperação pós-exercício mais rápida. Dentre esses produtos, destacam-se a cafeína, creatina, suplementação proteica, bicarbonato de sódio e outros. Entretanto, os estudos disponíveis são discrepantes e, por vezes, pouco robustos em suas metodologias. Assim, o objetivo deste trabalho é revisar os dados atuais e analisar quais suplementos possuem melhor desempenho para a prática esportiva.

Casuística e Método

Realizou-se uma busca no PubMed sobre a eficácia de suplementos nutricionais (creatina, cafeína, beta-alanina e macronutrientes) no desempenho esportivo e recuperação pós-exercício. A estratégia de busca foi: (Athlete OR “Professional Athletes”) AND (“Dietary Supplements” AND (“Whey Proteins” OR “Creatine”)) AND (“Athletic Performance” OR “Post-Exercise Recovery”), filtrada para os últimos cinco anos. Dos 66 artigos iniciais, 39 foram mantidos após exclusão de revisões de literatura. Após a aplicação dos critérios de exclusão, a exemplo de para-atletas, foram selecionados 10 artigos.

Resultados

Dentre os artigos avaliados, 3 tiveram como enfoque futebolistas e 2 avaliaram ciclistas. Os demais avaliaram atletas do basquete, de esportes de raquete e de combate, atletas femininas e a recuperação muscular. Destaca-se a cafeína mostrando benefícios de desempenho no ciclismo, futebol, esportes de raquete e de combate, quando suplementada a partir de 3mg/kg, 30-90 minutos antes do exercício. O uso da creatina foi vantajoso para atletas de futebol, de basquete e na recuperação muscular após exercícios indutores de dano muscular. Em atletas de esporte de combate, esportes de raquete e atletas femininas, necessitam-se mais estudos. Em ciclistas, a maior parte dos estudos não apresentou vantagens. Quanto à proteína, seu uso previne a perda de desempenho e facilita a recuperação muscular em futebolistas. O suco de beterraba rico em nitrato mostrou ganhos na recuperação muscular em futebolistas, mas os resultados são inconclusivos em demais estudos. Bebidas ricas em carboidratos e eletrólitos e bicarbonato de sódio não mostraram vantagens.

Discussão

A análise proposta objetivou avaliar o uso de suplementos em atletas e amadores de ambos os sexos em diferentes modalidades. Dentre as substâncias, somente a cafeína mostrou resultados incontroversos, ao apresentar benefícios nas modalidades para desfechos como salto, corrida, tempo para completar o exercício e força. O uso da creatina é vantajoso, principalmente quando em regimes de tempo mais longos, ao induzir uma recuperação muscular acelerada e prevenir a queda de desempenho. Porém, necessitam-se mais estudos que atestem sua eficácia nos esportes de raquete, esportes de combate, ciclismo e em atletas femininas. A recomendação de ingestão proteica para atletas de futebol está entre 1.6-2.2g/kg/dia. Os estudos demonstram que o nutriente facilita a recuperação muscular, apesar de não ser capaz de atenuar o dano muscular. Demais suplementos devem ser investigados, pois apresentaram resultados controversos nos estudos.

Conclusão

O uso da cafeína em doses recomendadas apresenta vantagens em todas as modalidades e no desempenho esportivo. Outros suplementos também possuem resultados importantes a depender da modalidade, como a creatina, que se mostrou eficaz na recuperação muscular, e a suplementação proteica que auxilia na performance e na restauração dos músculos.

Área

Medicina do Esporte

Autores

Luísa Dantas Corrêa , Giovana Dos Santos Figueredo, Hanna Gabriela Bezerra de Macêdo Tinôco, Italo Schneider Medeiros, Monique Nunes da Silva, Luíza Mancinelli Vercelli