Dados do Trabalho


Título

"Impacto da Síndrome de Excesso de Treinamento (OTS) e da Deficiência Relativa de Energia no Esporte (RED-S) na Saúde e Desempenho das Mulheres Atletas: Uma Revisão Integrativa de Literatura"

Introdução e Objetivo

Deficiência Relativa de Energia no Esporte (RED-S) refere-se a uma condição na qual o desequilíbrio energético leva à função fisiológica prejudicada de vários sistemas orgânicos e expande o diagnóstico anteriormente conhecido como Tríade da Atleta Feminina, cabe ressaltar que os pesquisadores atribuem as complicações médicas da RED-S à baixa disponibilidade de energia. Com isso, observa-se uma relação da Síndrome do overtraining (OTS), a qual é uma condição caracterizada por um decréscimo de desempenho de longo prazo, já que são condições que podem resultar em subrecuperação e têm sintomas semelhantes, apesar de terem causas diferentes. Dessa forma, destaca-se a importância de estudar sobre os impactos dessas condições, uma vez que a OTS e a RED-S não só podem colocar em risco a saúde dos atletas, como seus efeitos prejudiciais também podem se estender no desempenho da carreira deles.

Casuística e Método

Foi produzida uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa de literatura, a qual possui o objetivo de compreender e relacionar artigos, utilizando as seguintes bases de dados: National Library of Medicine (NIH), Publicattions of Medical Literature, no Analysisand Retrievel System Online (PubMed). O banco de dados utilizado foi o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) com os seguintes termos, além do operador booleano AND e OR com objetivo de afunilar as pesquisas ["síndrome de overtraining AND saúde AND mulheres AND atletas"] OR ["déficit energético relativo no esporte AND saúde AND mulher AND atleta’’].

Resultados

Utilizando critérios de inclusão e exclusão, conforme encontra-se descrito no método, foram analisados 7 estudos, conforme os que contemplam a temática da pesquisa. Com base nesses artigos analisados, tanto a identificação de OTS quanto a RED-S são baseadas em um diagnóstico de exclusão, já que não há um único identificador universal validado para ambas. Essas síndromes levam à deterioração progressiva da saúde e do desempenho. Embora a sub-recuperação da OTS seja multifatorial, existem paralelos significativos entre OTS e RED-S. Vale ressaltar que em muitos casos os resultados negativos de sobrecarga de treinamento (com ou sem um diagnóstico de OTS) podem ser principalmente devido a subalimentação diagnosticada incorretamente por meio de baixa disponibilidade de energia (EA).

Discussão

Embora os achados dos efeitos fisiológicos e as implicações de desempenho e saúde das síndromes RED-S e OTS tenham sido amplamente estudados, ainda há uma lacuna no entendimento dos fatores subjacentes que contribuem para sua ocorrência. A desarmonia entre a ingestão e o gasto de energia é, sem dúvida, um fator central, mas a razão pela qual alguns atletas são mais suscetíveis à subalimentação e, consequentemente, ao desenvolvimento dessas síndromes permanece incerta. Portanto, é fundamental realizar pesquisas adicionais para investigar essas predisposições, o que permitirá uma abordagem mais eficaz na prevenção e tratamento dessas condições, garantindo a saúde e o desempenho dos atletas.

Conclusão

Em conclusão, a Deficiência Relativa de Energia no Esporte (RED-S) e a Síndrome do Overtraining (OTS) são condições complexas que apresentam sintomas semelhantes, mas cujas causas são distintas, ressaltando a importância de diagnósticos precisos e abrangentes. O estudo indica uma carência de pesquisas nessa área, evidenciando a necessidade urgente de aprofundar investigações e promover a conscientização. Essa abordagem permitirá uma melhor compreensão do complexo mosaico multifatorial de sinais e sintomas associados ao RED-S e à OTS. Futuramente, os dados obtidos poderão gerar insights significativos sobre a relevância da nutrição adequada e da recuperação no esporte, contribuindo para a mitigação dos riscos ligados à subalimentação e à sobrecarga de treinamento, e garantindo a saúde e o sucesso dos atletas ao longo de suas carreiras.

Área

Medicina do Esporte

Autores

Ketimam rafaela de Souza moraes, Ana Beatriz Azevedo da Silva, José Victor da Costa Martins, Marcos Santana de Souza Filho, Natália Regina Cavalcante Dias, Thales Pires Batista