Dados do Trabalho


Título

Suco de beterraba e desempenho esportivo: impacto das variantes do gene NOS3

Introdução e Objetivo

A aplicação de testes genéticos para otimização da performance esportiva tem ganhado destaque pela capacidade de individualizar intervenções nutricionais e de suplementação. O gene NOS3, envolvido na produção de óxido nítrico, desempenha papel crucial na vasodilatação e no transporte de nutrientes durante o exercício. Variantes específicas, como rs2070744 e rs1800779, podem impactar essas funções, influenciando o desempenho esportivo, especialmente em modalidades de alta intensidade. Este estudo objetiva relatar a aplicação do teste genético em um atleta de triatlo e os benefícios observados após a suplementação com suco de beterraba.

Casuística e Método

Paciente do sexo masculino, 36 anos, atleta de triatlo, saudável e eutrófico, sem alterações significativas em exames laboratoriais, procurou atendimento visando melhorar seu desempenho esportivo. Foi realizado o teste genético Versa Full, da empresa Versa Gene, que revelou as seguintes variantes no gene NOS3: rs2070744 (alelos CC) e rs1800779 (alelos GG). Com base nos resultados, foi sugerida suplementação com 150ml de suco de beterraba 30 minutos antes dos treinos, por 30 dias iniciais. Durante este período, outros suplementos foram suspensos para avaliar exclusivamente os efeitos da intervenção.

Resultados

O teste genético identificou as variantes rs2070744 e rs1800779 do gene NOS3, ambas associadas à menor capacidade de vasodilatação e transporte de nutrientes. Após 20 dias de suplementação com suco de beterraba, o paciente relatou melhora significativa no desempenho físico, com retardamento da fadiga, especialmente em fases de treinamento de corrida e ciclismo. Durante o período avaliado, a suplementação mostrou menor impacto durante os treinos isolados de natação. Não houve relatos de efeitos adversos, e o paciente manteve bom estado de saúde durante todo o período do estudo.

Discussão

As variantes rs2070744 (alelos CC) e rs1800779 (alelos GG) do gene NOS3 estão associadas a uma menor produção de óxido nítrico, o que pode limitar a capacidade de vasodilatação, prejudicando o fluxo sanguíneo e o transporte de oxigênio e nutrientes durante exercícios de alta intensidade. Estudos indicam que a menor produção de óxido nítrico pode afetar a resistência e o desempenho atlético. A suplementação com suco de beterraba, rico em nitratos, tem mostrado potencial para melhorar a biodisponibilidade de óxido nítrico, aumentando a vasodilatação e melhorando a performance física. Diversas pesquisas comprovam os benefícios do suco de beterraba na melhora da capacidade aeróbica, retardamento da fadiga e aumento do desempenho em atividades como corrida e ciclismo. A suplementação foi especialmente eficaz para este paciente, cujas variantes genéticas sugeriam um prejuízo na vasodilatação. O suco de beterraba, por sua vez, parece ter compensado essa limitação genética, resultando em um desempenho aprimorado.

Conclusão

Os resultados deste estudo reforçam a importância da análise genética para personalizar intervenções nutricionais voltadas à melhora da performance esportiva e a suplementação com suco de beterraba demonstrou ser uma intervenção eficaz para atletas com variantes genéticas que limitam a produção de óxido nítrico, proporcionando resultados positivos na performance esportiva.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Claretiano - Centro Universitário de Batatais - São Paulo - Brasil, FAEPE - FAMERP Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil, Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Rafael Silvestre Knack, Renata Silvestre Knack, Ricardo Egidio Silvestre Knack