Dados do Trabalho


Título

O AVANÇO DA GENÔMICA ESPORTIVA EM RELAÇÃO A INFLUÊNCIA GENÉTICA NA DESCOBERTA E DESENVOLVIMENTO DO ATLETA E SUA PREDISPOSIÇÃO PARA O ESPORTE

Introdução e Objetivo

A genômica esportiva é a área científica que investiga a correlação entre as características genéticas do indivíduo e uma possível predisposição para o esporte, desse modo, visa elucidar a relação entre a genética e o desempenho esportivo por meio de estudos de sequenciamento de genoma completo (WGS) e de associação genômica ampla (GWAS). OBJETIVO: Analisar o avanço dessa disciplina e a possibilidade de entender melhor a base genética do sucesso esportivo e potencialmente desenvolver estratégias personalizadas de treinamento e prevenção de lesões para atletas.

Casuística e Método

Busca sistemática de estudos observacionais transversais, revisões sistemáticas e narrativas relevantes que focaram na relação entre genética e desempenho esportivo, explorando como variáveis genéticas podem influenciar a performance de atletas. A pesquisa foi realizada em bases de dados científicas como PubMed, Web of Science. Foram incluídos na análise estudos que investigaram a relação entre variáveis genéticas e desempenho esportivo, utilizando métodos como revisões sistemáticas, meta-análises, análises de associação de genes candidatos e estudos de caso-controle com atletas profissionais e amadores. Excluíram-se estudos que não abordavam diretamente a genética e o desempenho esportivo, artigos sem dados empíricos ou com amostras inadequadas e sem metodologia clara. A limitação da pesquisa é devido a variabilidade nos métodos de coleta de dados e análise dos estudos originais e a ausência de dados sobre alguns marcadores genéticos específicos de esportes de equipe, entre outros.

Resultados

Existem marcadores genéticos que são sabidamente relacionados com maior desempenho, seja em potência, força, velocidade, predisposição a lesões. Os resultados da análise indicam que, embora existam pelo menos 251 marcadores genéticos associados a características relacionadas ao esporte, apenas 128 (51%) desses marcadores foram confirmados em dois ou mais estudos, com 22,7% desses não sendo replicados em pelo menos um estudo. No campo da psicogenética esportiva, foram identificados 16 marcadores genéticos associados à predisposição a esportes específicos e 12 ligados a traços de personalidade, embora os resultados ainda necessitem de replicação em amostras independentes.

Discussão

Embora a genética desempenhe um papel significativo no desempenho atlético, a compreensão completa das interações complexas entre genes, ambiente e treinamento ainda exige pesquisas substanciais com amostras maiores e metodologias mais robustas. Apenas uma fração dos marcadores identificados foi confirmada em múltiplos estudos, sugerindo que muitos dos resultados iniciais podem ser falsos positivos. Mais especificamente, variações nos genes ACTN3 e PPARA-α mostraram associações significativas com determinados testes de desempenho, indicando que esses genes podem influenciar a resistência e a força máxima dos atletas. No entanto, outros testes de desempenho não apresentaram diferenças significativas, destacando a complexidade da influência genética no desempenho esportivo.

Conclusão

Desse modo, apesar haver uma quantidade considerável de marcadores genéticos associados a características atléticas, a replicação desses achados ainda é limitada. Diante desse cenário, é imprescindível a realização de mais pesquisas nesse campo, uma vez que o desempenho esportivo é influenciado por interações muito complexas e pouco exploradas.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Universidade de Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

Autores

José Victor Costa Martins , Ketiman Rafaela Souza Moraes, Ana Beatriz Azevedo da Silva, Thales Pires Batista, Natália Regina Cavalcante Dias, Marcos Santana de Souza Filho