Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DE DESEMPENHO ESPORTIVO EM ATLETAS ATRAVÉS DO TREINAMENTO RESPIRATÓRIO COM POWERBREATHE: REVISÃO DE LITERATURA
Introdução e Objetivo
A prática da corrida de rua tem crescido globalmente atraindo milhões de adeptos pela sua acessibilidade e benefícios à saúde. Uma das características fundamentais para o desempenho é o condicionamento cardiorrespiratório, e o treinamento muscular respiratório é essencial para promover o fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração, aumentando assim a eficiência do consumo de oxigênio e retardando a fadiga, resultando assim em maior desempenho e resistências durante as provas. O presente estudo buscou avaliar se o treinamento muscular inspiratório (TMI) com PowerBreathe é capaz de melhorar a percepção subjetiva de esforço e desempenho em corredores.
Casuística e Método
Foram realizas buscas nas bases de dados LiLacs, PubMed e Scielo entre julho a setembro de 2024, com as palavras chaves: Corrida; Treinamento muscular respiratório; Performance Esportiva; Fisioterapia Esportiva; Condicionamento Cardiorrespiratório e PowerBreathe. Foram incluídos ensaios clínicos, em português ou inglês, publicados nos últimos cinco anos, que atendessem a questão PICOS (Indivíduos saudáveis; Treinamento muscular inspiratório; Comparação entre grupo controle, intervenção ou placebo; Melhora de desempenho, percepção de esforço, ganho de força muscular e melhora da capacidade respiratória, respectivamente); foram excluídos estudos duplicados, e que não indicassem a modalidade estudada. Dessa forma foram localizados 14.183 artigos. Após leitura de títulos e resumos, enquadraram-se à proposta quatorze artigos, dos quais, apresentam-se os resultados.
Resultados
Sabe-se que a musculatura respiratória é capaz de afetar o desempenho físico de atletas. Dos 14 artigos selecionados, 21,43% dos estudos analisados abordaram corredores, 14,29% basquete, futebol e ciclismo, 7,14% Jiu-Jitsu e natação. Todos Dos 14 artigos analisados, todos apontam o Treino Muscular Inspiratório (TMI) como eficaz, trazendo ganhos em desempenho atlético (57%), força muscular inspiratória (57%), , tolerância ao exercício (14,29%).
Discussão
Sabe-se que a musculatura respiratória é capaz de afetar o desempenho físico de atletas. O TMI melhora a força muscular inspiratória em atletas de Endurance, resultando na redução do metaborrelfexo, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, refletindo na qualidade dos treinos e na performance em provas.
O TMI, nas diferentes modalidades é eficaz e relevante para a prática clínica, tanto no contexto de reabilitação, quanto voltado ao desempenho ou qualidade de vida dos indivíduos. Ressalta-se, ainda, a necessidade de desenvolvimento de mais estudos voltados para a prática da corrida, visto que esta é uma modalidade em constante crescimento em uma tendência mundial, cujas demandas cardiopulmonares e músculo esqueléticas são de grande importância para uma prática segura e satisfatória, que vem de encontro justamente com os potenciais ganhos do TMI.
Conclusão
Este estudo buscou apresentar os resultados do Treinamento Muscular Inspiratório em um atleta de corrida de rua. Sabe-se que a corrida é um esporte democrático, muito praticado no mundo e que necessita de uma avaliação completa. Para a melhora do desempenho esportivo, o treinamento muscular inspiratório tem se apresentado eficaz. O TMI ainda é pouco explorado no ambiente esportivo com atletas de Endurance.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
UNIFACEAR - Paraná - Brasil
Autores
REGINA MOREIRA BORGES DE MACEDO, BRUNA APARECIDA LECH, BRUNA CAROLINE DE GODOY UBALDO