Dados do Trabalho


Título

Os efeitos da suplementação com creatina na performance esportiva de atletas de futebol de campo: uma revisão sistemática de literatura

Introdução e Objetivo

A creatina é um suplemento amplamente utilizado com finalidade de melhoria do desempenho de praticantes de atividades físicas intensas, devido à sua capacidade de aumentar a concentração de creatina intramuscular. Contudo, o efeito dessa suplementação na melhoria da performance esportiva de atletas de futebol de campo ainda não é totalmente conhecido. Nesse contexto, esta revisão objetiva analisar a literatura existente, com o propósito de elucidar se a suplementação com creatina tem efeito relevante no aprimoramento da capacidade física dos atletas.

Casuística e Método

A pesquisa de artigos científicos foi realizada nas bases de dados PubMed, Embase e Cochrane, com as palavras-chave "creatine", "sports performance", e "soccer athletes". Os critérios de inclusão abrangeram artigos em inglês, publicados entre 2014 e 2024 e com textos disponíveis na íntegra que abordassem os efeitos da suplementação de creatina na performance esportiva de atletas de futebol de campo. Assim, para integrar a revisão, foram selecionados 6 estudos que abordassem repercussões na capacidade aeróbica, força explosiva, resistência e recuperação muscular.

Resultados

Em 2 dos artigos analisados, a suplementação com creatina não apresentou efeitos benéficos notáveis. Nesses estudos, não foi identificada redução na fadiga gerada pela prática do esporte, e não houveram repercussões positivas na capacidade de salto e de sprint repetido. Em 1 desses estudos, houve indicativo de piora no parâmetro de velocidade no sprinting após o uso de creatina.

No entanto, os outros 4 artigos incluídos indicaram aprimoramento na performance esportiva dos atletas. Nesse contexto, foi mensurado: melhor adaptação a treinos de pliometria, com melhor desempenho em saltos e sprint repetido; menor acúmulo de ácido láctico no sangue após início da atividade física; e notável melhoria na potência muscular dos atletas.

Discussão

Os resultados dessa revisão atestam que, em 2/3 dos estudos, o uso de creatina por atletas de futebol pode trazer benefícios notáveis, principalmente, no aumento da potência muscular. Além disso, pode haver redução da fadiga muscular e melhora nos saltos e sprinting.
Em contrapartida, 1/3 dos estudos afirmam não haver melhora no desempenho esportivo dos atletas após o uso de creatina, indicando até mesmo tendência de piora em alguns aspectos. Não foram relatadas repercussões positivas na capacidade de trabalho aeróbico dos atletas estudados, de forma que as vantagens se restringiram ao rendimento anaeróbico.

Em geral, percebe-se que os artigos incluídos nesta revisão ficaram restritos a avaliar os efeitos da creatina a curto prazo na performance dos atletas de futebol de campo, não havendo parâmetros analisados que possam indicar os efeitos da creatina em um maior intervalo de tempo.

Conclusão

A presente revisão revela que não há consenso na literatura a respeito das consequências da suplementação de creatina na performance esportiva de atletas de futebol de campo. Por isso, é essencial a realização de novos estudos para que se entenda melhor os efeitos da creatina nesse contexto, especialmente investigações científicas de caráter longitudinal.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Filipe Belchior Bessa Zanovello, Tainá de Oliveira Endo Marques