Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO - IMPACTO DA RETOCOLITE ULCERATIVA COM NECESSIDADE DE IMUNOBIOLÓGICOS EM ATLETA DE ALTO RENDIMENTO
Introdução e Objetivo
Retocolite Ulcerativa (RCU) é uma doença inflamatória intestinal com um pico de incidência bimodal e a doença em jovens geralmente cursa com um pior prognóstico, interferindo principalmente no desempenho de atletas de alto rendimento em fase crucial de construção da carreira profissional. Além disso, a fase aguda de doenças inflamatórias intestinais pode cursar com uma queda no estado geral, episódios frequentes de evacuações, interferindo intensamente na rotina de treinos e jogos desses atletas.
Casuística e Método
Relato de caso
Resultados
Paciente de 20 anos, previamente hígido e atleta de alto rendimento iniciou quadro de diarréia mucossanguinolenta com pus, com frequência evacuatória de 15 episódios por dia. Tal quadro cursa com dor abdominal de forte intensidade permanente e astenia limitante, afastando-o de sua rotina extenuante de treinos e preparação físico-mental no futebol. Após investigação endoscópica e colonoscópica, evidenciando pancolite erosiva acentuada, acompanhada de biópsia com análise histopatológica, houve a comprovação de doença inflamatória intestinal, compatível com RCU. Iniciou-se tratamento com corticoides e aminossalicilatos, antes do início da terapia imunobiológica com Vedolizumabe. Paciente apresentou boa resposta clínica ao tratamento proposto, e foi capaz de retornar a sua rotina de treinamentos e competições.
Discussão
A retocolite ulcerativa é uma doença com uma apresentação clínica muito consumptiva, podendo afastar os pacientes de suas atividades rotineiras com frequência, tal quadro se agrava quando se trata de atletas de alto rendimento, nos quais a composição corporal, regularidade nutricional, desempenho físico e performance em campo são monitoradas de perto e intrinsecamente relacionados com suas atividades laborais. Sabendo que manifestações clínicas precoces podem estar associadas com um pior prognóstico, é necessário levar em consideração uma necessidade de maior proatividade na abordagem desse doente, sendo uma das opções a inversão da pirâmide de tratamento em conjunto com uma maior atenção aos target points do tratamento da retocolite ulcerativa, que é a monitorização clínica, laboratorial, endoscópica e histopatológica do paciente.
Conclusão
Há uma necessidade de se trazer mais atenção ao tema, com maiores discussões sobre a abordagem diagnóstica e o manejo do paciente, por ser uma condição epidemiologicamente comum na população, mas que pode trazer um grande impacto na vida do atleta, sendo extremamente prejudicial para o seu desempenho em alto rendimento.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Maria Isabella Osório Cavalcanti de Jardim Sayão, Daniel Assis Derossi, Fernando Claudio Sassaki Martinho Reis, Cesar Augusto Fonseca Lima Amorim, Michel Wassersten, Marcio Alves Tannure