Dados do Trabalho
Título
Esportes com controle de peso, papel da equipe de saúde e da supervisão nutricional na perda de peso e na criação da cultura da redução de peso gradual: relato de caso
Introdução e Objetivo
Nos esportes por categorias de peso as estratégias para estar no peso correspondente à categoria do atleta incluam mudanças de longo prazo na composição corporal. A perda aguda de peso, normalmente realizada no período imediatamente anterior a uma pesagem de competição, é obtida através da modificação alimentar drástica, aumento de exercícios e outras estratégias que atingem desidratação. Práticas agudas de perda de peso podem prejudicar o desempenho e resultar em sérios riscos à saúde e segurança. A perda de peso pode ser realizada com segurança com equipe interdisciplinar resultando em sucesso competitivo e de saúde. A abordagem envolve a colaboração entre o atleta, o treinador e a equipe de suporte de desempenho para desenvolver um plano individualizado que vise as características do atleta e seu evento. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de um atleta de judô da categoria meio-pesado (-100kg) que realizou estratégias de perda de peso a longo prazo com acompanhamento nutricional pré-competição durante um período de cinco semanas.
Casuística e Método
Acompanhamento nutricional durante cinco semanas de um atleta, sexo masculino, 20 anos, do clube GNU (Grêmio Náutico União) de Porto Alegre - RS, para adequação do peso corporal para campeonato mundial de judô. Foi realizada avaliação inicial médica e nutricional, solicitação de exames laboratoriais, avaliação da composição corporal através de bioimpedância, marca InBody, e elaboração da prescrição dietética. Após 10 dias iniciou o período de controle de peso semanal no clube e pesagem em balança simples em sua residência. A equipe de nutrição do clube manteve contato diário com o atleta, visando a aderência ao planejamento e adequação do plano alimentar conforme necessidade do treino e desgaste do atleta, incluindo final de semana. Além disso consultas presenciais semanalmente.
Resultados
Durante as cinco semanas de acompanhamento, o atleta mostrou-se aderente, frequentando o DM (Departamento Médico) do clube semanalmente para realizar o controle de peso. Relatou conseguir aderir ao plano alimentar, abrindo algumas exceções aos finais de semana. Após os 10 dias iniciais de acompanhamento, apresentou redução de 4kg de peso corporal, seguido de uma redução de 2kg na semana posterior, sem realizar restrições de hidratação e alimentando-se de forma adequada. Na semana anterior à competição, o atleta alcançou o peso para competir na divisão meio-pesado, necessitando apenas preservar o peso corporal atingido. O atleta relatou que a utilização do protocolo de perda gradual de peso proporcionou melhor bem-estar e maior disposição nos treinamentos, em comparação as rotinas de perda rápida de peso, já praticadas no passado.
Discussão
Os resultados observados neste estudo de caso mostram que a perda de peso gradual teve menor impacto no desempenho, fadiga e humor do atleta. A utilização de protocolos de perda rápida de peso pode levar a efeitos adversos nos atletas durante o período de pré-competição, fadiga, perda de força durante os treinamentos, cansaço, dificuldade de concentração, episódios de insônia e baixa qualidade do sono, diferente do que é relatado nos protocolos de perda gradual de peso. Embora os achados deste relato de caso levem a observações importantes, a variabilidade individual deve ser ressaltada.
Conclusão
O caso estudado mostrou que a prática de peso gradual possui maiores benefícios de saúde e de performance, possibilitando melhor tolerância às cargas de treinos do período de preparação e permitindo menor desgaste fisiológico no período que antecede a competição alvo e evitam a necessidade de desidratação intensa pré-competição. As práticas de redução e controle de peso gradual devem ser enaltecidas na equipa para que sirvam de modelo aos atletas mais jovens. As atividades educativas devem fazer parte das ações de saúde esportiva mostrando os benefícios competitivos e de saúde para os atletas.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Grêmio Náutico União - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Bruna Ferreira Borges, Gabriela Beatriz Ritter Tremea, Rosemary Petkowicz