Dados do Trabalho
Título
Uso de dispositivos vestíveis no monitoramento da performance esportiva: Uma Revisão de Literatura
Introdução e Objetivo
Atualmente, dispositivos vestíveis, como smartwatches e sensores, estão se tornando populares devido às suas várias vantagens, como fácil uso, custo acessível e capacidade de monitorar sinais vitais. No esporte, esses dispositivos são usados para monitorar a eficiência do treinamento e o desempenho dos atletas, além de ajudar na prevenção de lesões. Os sensores permitem uma avaliação abrangente dos movimentos dos atletas ao reconstruírem, de forma sincronizada, o movimento de diferentes partes do corpo. Esta revisão de literatura busca explorar o impacto dessas tecnologias na performance esportiva e contribuir para pesquisas futuras.
Casuística e Método
O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica de literatura com abordagem qualitativa, que busca analisar e interpretar as evidências e informações disponíveis sobre o tema proposto, foram utilizados banco de dados como PubMed e Google scholar, em que foram realizados buscas com os termos: “Dispositivos vestíveis”, “Performance esportiva”, “Smartwatches” e “Sensores”. A investigação foi feita com o período dos últimos cinco anos, de 2020 até 2024, incluíram apenas pesquisas na língua portuguesa e inglesa, disponíveis em texto completo gratuito que abordassem sobre o tema. Excluíram-se editais, teses, dissertações, cartas ao editor, estudos que não tem relevância ao tema, artigos repetidos e estudos fora do período temporal.
Resultados
Os smartwatches oferecem vantagens de fornecer feedback direto aos usuários e permitem o monitoramento ao longo de períodos mais longos, medindo a frequência cardíaca e os passos diários, ajudando a capacitar os indivíduos à monitorar sua condição fisiológica, promovendo melhorias na aptidão cardiorrespiratória e na saúde cardiovascular e ajudando atletas. Posteriormente, em um estudo que foi projetado um sensor de pressão com alta sensibilidade, capaz de detectar movimentos sutis dos atletas, conseguiu contribuir para a prevenção de lesões causadas por overtraining. Outra utilização vista em estudos foi uma em que um sensor autoalimentado para monitorar movimentos de jogadores de basquete foi testado no cotovelo e mostrou capacidade para medir tensão em diferentes ângulos e frequência, conseguindo captar tensão durante atividades como salto, caminhada e corrida.. No estudo de Wang (2021), foram desenvolvidos sensores de tensão elásticos e autoadesivos para monitorar movimentos no tornozelo, pulso e pescoço, oferecendo uma aderência ideal à pele e reduzindo os artefatos de movimento. Em contraste, Zhao (2021) introduziu um sistema de pele iônica altamente elástico e transparente, que, ao ser fixado na mão, identifica gestos variados e os transmite para smartphones via comunicação sem fio, possibilitando o reconhecimento da linguagem de sinais e beneficiando deficientes auditivos e atletas paralímpicos.
Discussão
Os dispositivos vestíveis são essenciais para aprimorar o desempenho atlético, reduzir risco de lesões e promover o bem- estar contínuo, pois possibilitam avaliações de saúde, análises cinemáticas em tempo real e o desenvolvimento de estratégias de reabilitação personalizadas. Foi demonstrado que os dispositivos vestíveis, como os smartwatches são ferramentas valiosas para apoiar atletas e treinadores no treinamento e avaliação, mas sua precisão deve ser garantida para fornecer um feedback confiável, tendo em vista que a água pode afetar os resultados desses dispositivos. Porém, o seu uso continua sendo inestimável na geração de dados que podem guiar os atletas na otimização de seus regimes de treinamento.
Conclusão
Conclui-se que os dispositivos vestíveis, como smartwatches e sensores, são valiosos para melhorar o desempenho atlético e prevenir lesões, fornecendo dados em tempo real para otimização de treinamento e reabilitação personalizada. Apesar de limitações, como a interferência da água, eles mostram potencial em estudos recentes, mas mais pesquisas são necessárias para validar sua eficácia em diferentes contextos.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
Faculdade Inspirali Educação - São Paulo - Brasil
Autores
Vinycius Marin, Leonardo Marin, Márcia Marin