Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DOS INDICADORES DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Introdução e Objetivo
Introdução: O crescimento do comportamento sedentário (CS) vem gerando grande preocupação, sobretudo, entre os jovens universitários. A exposição excessiva ao CS tem sido apontada como potencial fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). Em virtude do cenário da pandemia do COVID-19, o mundo enfrentou um dos maiores desafios da história. As recomendações governamentais resultaram no fechamento de espaços destinados à prática de esportes e atividade física, portanto, refletiu no impacto negativo na prática de atividades físicas e comportamento alimentar dos acadêmicos. Objetivo: Dessa forma, esse estudo tem como objetivo investigar o impacto do comportamento sedentário, os níveis de atividade física e a prevalência de DCNTs sobre a qualidade de vida de universitários em decorrência da pandemia do COVID-19.
Casuística e Método
Método: Participaram da pesquisa estudantes dos cursos de graduação da área da saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo. A coleta de dados foi realizada em 2 etapas: primeira etapa, aplicação dos questionários dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A) e Escala do Perfil do Estilo de Vida Individual em Tempos de Distanciamento Social para investigação do CS, estilo e qualidade de vida. Os níveis de atividade física habitual mensurados pelo instrumento Baecke. A segunda etapa, avaliação da prevalência de DCNTs mediante a composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e o perfil bioquímico pela análise de glicemia, colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos. A descrição e análise dos dados foi realizada pelo software GraphPad Prism. Dados expressos por medidas de posição e variabilidade, submetidos ao teste de Kolmogorov-Smirnov. A comparação dos grupos experimentais (positivo vs negativo COVID-19) foi realizada por test-t, complementada por Correlação de Pearson e o teste qui-quadrado para analisar a associação entre os parâmetros do perfil bioquímico. O nível de significância considerado foi de 5%.
Resultados
Resultados: Os principais achados indicam que uma parte significativa dos acadêmicos é acometida pelo excesso de peso e níveis elevados de estresse. Aproximadamente, um terço dos estudantes afirma que, raramente, ou nunca, obtém uma boa noite de sono. Um dado inusitado encontrado neste estudo foi a baixa satisfação com própria vida entre os estudantes, e muitos relatam uma percepção negativa sobre sua condição de saúde em geral. Adicionalmente, a hipercolesterolemia também foi autorreferida por boa parcela de graduandos. Mais da metade dos participantes expressaram o desejo de reduzir sua massa corporal, enquanto, 4 em cada 10 relataram o consumo regular de bebidas alcoólicas, em uma frequência semanal. Apesar dessas questões, muitos universitários afirmam praticar atividades físicas e esportes habitualmente.
Discussão
Discussão:Considerando o período de pandemia, nota-se que a maioria dos acadêmicos testou positivo para COVID-19. Ademais, muitos estudantes apontaram impacto financeiro significativo devido a prejuízos profissionais, os quais podem ter sido ocasionados pelas restrições governamentais da época. Sendo assim, uma parte significativa de discentes relatou que, nunca ou raramente, procurou ajuda de familiares em situações de ansiedade. Para além disso, quase 80% declararam que suas atividades educacionais, bem como a rotina de atividade física foram impactadas pela COVID-19. Essas condições, também refletiram na saúde cardiovascular dos estudantes, com redução dos valores de VO2máx e distância percorrida entre aqueles que testaram positivo para a COVID-19.
Conclusão
Conclusão: O contexto atual tem um efeito negativo no estado de saúde e na qualidade de vida dos acadêmicos. Além disso, a COVID-19 impactou diretamente na saúde cardiovascular dos estudantes universitários.
Área
Medicina do Esporte
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil
Autores
LUMA OLIVEIRA DE MOURA GOMES, BEATRIZ DA SILVA MOURA , ANDRÉ SOARES LEOPOLDO, ANA PAULA LIMA LEOPOLDO